Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) vem com diferenças significantes; mas afinal, quais modelos serão homologados pela Anatel? [atualizado 2x]

A principal diferença entre o Apple Watch Series 3 com GPS + Cellular para o modelo apenas com GPS é um tanto óbvia: conectividade celular. Isso, na prática, torna possível você receber ligações, enviar mensagens, escutar músicas do Apple Music e outras coisas mais sem estar com o seu iPhone do lado, graças à conectividade LTE1 e UMTS2. É uma ótima liberdade para quem sempre se incomodou em ter que estar sempre com o iPhone no bolso para ter todos os recursos do relógio disponíveis.

Essa diferenciação já é algo suficiente para distinguir os modelos, mas a Maçã achou por bem tornar o Apple Watch Series 3 com GPS + Cellular ainda diferenciado. A página brasileira do relógio não mostra essas especificações pois o modelo com GPS + Cellular ainda deverá demorar para aterrisar por aqui, mas a americana deixa isso tudo bem claro.

Apple Watch Series 3 com GPS + Cellular vs. Apple Watch Series 3 com GPS

A primeira delas é que, se você gosta dos modelos do Apple Watch em aço inoxidável, terá que necessariamente adquirir um Series 3 com GPS + Cellular. A mesmíssima coisa acontece com quem prefere o modelo de cerâmica (Apple Watch Edition). Aliás, esses dois são os únicos modelos que têm a tela feita de cristal safira em vez de vidro de Íon-X — ou seja, quem quer um Apple Watch com tela mais resistente terá que necessariamente adquirir um modelo com GPS + Cellular.

Quem optar pelo Apple Watch Nike+ com a nova pulseira loop esportiva também terá que embarcar na conectividade. Obviamente, neste caso, você pode simplesmente comprar um Apple Watch Nike+ com pulseira esportiva e adquirir a pulseira loop esportiva de forma avulsa (isso inclusive sai mais barato). Mas se por um acaso a pulseira não estiver disponível para compra, a única forma é essa.

Falando dos recursos em si, o modelo com GPS + Cellular conta com dois bons diferenciais interessantes: 16GB de espaço interno e traseira em cerâmica em vez dos 8GB tradicionais e traseira em material composto, do modelo com GPS.

De resto, estamos falando do mesmíssimo relógio: processador S3 dual-core mais rápido, chip W2 para carregamento sem fio, GPS e GLONASS integrados, altímetro barométrico, resistência à água (50 metros), sensor de frequência cardíaca, acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente, respostas por voz da Siri, Wi‑Fi (802.11b/g/n 2,4GHz), Bluetooth 4.2, tela Retina OLED de segunda geração com Force Touch duas vezes mais brilhante (1.000 nits) e bateria de até 18 horas.

Onde comprar o modelo com GPS + Cellular que funcionará aqui no Brasil?

Esta pergunta é um tanto quanto difícil de responder. Primeiro porque, como o relógio utiliza um eSIM e não chip físico, a Apple necessariamente precisa fazer acordos individuais com operadoras em todos os países onde pretende vender o Apple Watch Series 3 com GPS + Cellular. Não adianta, por exemplo, você viajar, comprar um relógio com conectividade celular lá fora e chegar aqui no Brasil achando que tudo funcionará normalmente. Não, não vai.

Apple Watch Series 3 com Digital Crown vermelha e conectividade celular

Posto isso, ao analisar esta página da Apple, eu arrisco a dizer que, se Watch Series 3 com conectividade celular for lançado no Brasil (isto é, se a Apple conseguir negociar com as operadoras e trazê-lo para cá), os modelos deverão ser os A1889 (38mm) e o A1891 (42mm) — os comercializados na Europa, na Austrália e no Japão —, já que são os únicos que contemplam a banda 7, de 2.600MHz (utilizada pela maioria das operadoras brasileiras).

Então, se você planeja adquirir um Apple Watch Series 3 com GPS + Cellular no exterior com a expectativa de que, um dia, ele funcione aqui, está aí o meu palpite. 😉

Atualização 12/09/2017 às 22:22

O Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) não será lançado no Brasil. Mais informações neste artigo.

Atualização II 13/09/2017 às 10:00

Uma diferença significativa entre o modelo com GPS + Cellular e o apenas com GPS é, obviamente, a bateria. Quer dizer, a bateria em si é exatamente a mesma, mas a forma como o usuário poderá utilizá-la é diferente.

Esta página americana3 traz algumas informações interessantes relacionadas ao consumo da bateria ao utilizar a conectividade celular do Apple Watch:

  • Tempo de conversação utilizando a rede celular: cerca de 1 hora
  • Tempo de exercícios utilizando a rede celular e o GPS: até 4 horas

No mais, o consumo é absolutamente o mesmo: até 18 horas de bateria (90 verificações de hora, 90 notificações, 45 minutos de uso de apps e um treino de 30 minutos com reprodução de música no Apple Watch por Bluetooth), até 10 horas de reprodução de áudio, até 10 horas de treino em ambiente interno e 5 horas ao ar livre com GPS. Além disso, os relógios levam cerca de 1,5 hora para recarregar até 80% da bateria e 2 horas para atingir os 100%.

Curiosamente, a Apple não informou quanto tempo dura a reprodução de áudio pela rede celular, utilizando o Apple Music. Aos que não são assinantes do serviço, a boa notícia é que será possível fazer o streaming de músicas que estão na nuvem (se você utiliza o serviço iTunes Match, é claro).

via 9to5Mac, AppleInsider

Posts relacionados

Comentários

83 comments

  1. Muito bom Edu! Bem lembrado desse detalhe. O negócio é esperar mesmo pra ver o que vai ser dessas versões com os tipos compatíveis de banda.

  2. Eu fiquei bem interessado, mas vou esperar sair no Brasil (Ou algum louco trazer) pra ver o que rola… infelizmente nesse caso o esquema de trazer de fora já era…

  3. Acho que vai demorar bastante para chegar esse modelo 4g no brasil, a legislação não permite dois chips com mesmo número, além dos acordos com operadoras

  4. eu vou comprar o meu ja nessa sexta, pois estarei sua semana que vem, e to com essa duvida, qual modelo comprar, mas acho que vou arriscar

  5. Pergunta de novato, tem Spotify para o Apple Watch? Seria o único motivo para comprar e não precisar correr com o celular.

  6. Infelizmente ainda não. A única coisa que da pra fazer no watch é trocar a música que está tocando no Spotify do iPhone. Mas ainda não tem um aplicativo independente que de para escutar musicas sem o iPhone. Dizem que vai sair em breve, mas tá demorando.

  7. Vou esperar isso. Agora com a conectividade celular está na hora. Até mesmo com os 16gbs daria pra ter offline. A não ser que a Apple sacaneie apenas em favor do Apple Music.

  8. Uso o watch pra correr sem o celular. Pra escutar musicas eh fiz o seguinte: baixei podcast de sets do estilo de música que eh curto pra correr como vintage culture e eletrônicas. após baixar, no itunes eh mudo em opções o tipo do arquivo como será reconhecido pelo dispositvo. Mudo de podcast pra música. Aí sincronizo o podcast como música e uso o app musicas no watch.

  9. Minha intenção de trocar meu Apple Watch por um modelo de aço inox está ficando cada vez mais complicada então…

  10. Ok, mas se eu comprar o Apple Watch Serie 3, por exemplo na Alemanha, onde a banda é diferente da utilizada no Brasil, eu apenas não conseguirei usar os recursos de LTE, certo? o restante funciona normalmente.

  11. OK, mas se eu comprar ele na Alemanha, por exemplo. Sabendo que a banda suportada será a 7 e até que a ANATEL homologue, o relógio funcionará normalmente, porem sem os recursos LTE, certo?

  12. Esse Apple Watch Celular me interessou, afinal carregar um iphone plus no bolso incomoda, eu com um Watch desses acho que em muitos casos deixaria meu iphone em casa ou no carro hahaha.

  13. Aqui no Japão parece que só da para pegar o modelo Celular nas operadoras, então acredito que ele saia já programado com a linha do usuário. O que pode acontecer seria um plano diferenciado onde a operadora deixe 2 números para a linha no qual o principal fica ativo nos dois aparelhos, tipo uma gambiarra.

  14. Não Miguel, é necessário usar o apple Music. Este é o único motivo que eu assino o appleMusic e não o Spotfy. Com o appleMusic posso baixar as músicas e escutar offline sem o iphone por perto quando corro. Para mim é “venda casada” hehehehe

  15. Isso é realmente ridículo, estou fadado à mesma situação já que o Spotify aparentemente não quer desenvolver para o Watch.

  16. Eduardo, me arrisco a discordar de ti. Estava analisando o andamento da implantação da rede de 700mhz (Banda 28) no Brasil e da banda de transição (Banda 4), o que vai colocar em ordem a VoLTE no Brasil. Em 269 cidades do Brasil já há essa implantação por parte da TIM e a Claro está implantando no Estado de Goiás e no DF. Talvez por este motivo possa ser o americano, pois não sei como as operadoras vão lidar com o VoLTE apenas na Banda 7.

  17. Acabou de sair uma matéria dizendo que a Apple não pretende trazer os novos relógios com conectividade LTE. Só os Bluetooth

  18. Não é má vontade do Spotify não… É o lobby da Apple impedindo o crescimento do Spotify. Lembra do caso que ela estava bloqueando os updates do app do Spotify pois este estava redirecionando novos cadastros para o site deles, ao invés de realizar a assinatura no próprio app?

  19. Bom… pela Anatel não rola, não se pode ter um mesmo número em dois chips. Logo, se você mora no Brasil, esqueça.

  20. A única coisa que me interessou na versão Cellular, foi o streaming, porque não existe um jeito rápido nem fácil de jogar musicas e podcasts pro relógio.

  21. Aqui no Brasil, a tecnologia engatinha a passos de tartaruga… ainda convivemos com aquele gargalo de retenção (leia-se controle) de tecnologia, da época da ditadura… O que teve de burocracia para desligar o sinal analógico da TV para implementar o 4G na faixa dos 700 Mhz já mostra isso.

  22. Verdade… mas a implantação pelo menos está sendo mais rápida que a Banda 7. A banda de transição (4) já está em operação em algumas capitais, então até o fim do ano tudo pode estar mais organizado, com as Bandas 4, 7 e 28 funcionando de forma ordenada e adequadas.

  23. Eu corro tal como você, apenas com o Apple Watch, mas sem os fones. Melhor ficar alerta ao trânsito. 🙂

  24. Eles na verdade estão seguindo um cronograma que termina em 2020. 4G nessa faixa de frequência vai demorar e muito ainda.

  25. E ainda teve adiamento. Aqui em BH era pro sinal analógico ter sido desligado em Junho. Foi adiado para Novembro

  26. Sim, vai até 2020, mas penso que será finalizando antes, pois a Banda 28 é bem mais interessante que a Banda 7 para as operadoras, que assim podem oferecer Banda Larga “Rural”, por exemplo e podem concorrer com as operadoras na oferta de Internet Residencial.

  27. Aqui no RS foi desligado na região da campanha. Em 28/11 vão desligar aqui em Pelotas, logo espero poder usufruir da Banda 28 ainda em 2018.

  28. Eu por exemplo, só me interesso mesmo pela versão de lente de safira que obrigatoriamente vem com Cellular junto. Se aqui no Brasil não funcionar eu vou poder usar ele como se fosse um Apple Watch 2?

  29. é má vontade do spotify sim… o Deezer tem, pq o spotify não tem? Eles compraram o Snowy (era Spotty) em fevereiro e até agora nada de versão para o iOs.

  30. Ah só esqueci de comentar, que eu me interesso apenas pela versão inoxidável, que só virá na versão com LTE. Logo, minha única opção seria essa. E falo isso porque todos os meus relógios arranharam na tela de vidro, um de Ion-X não duraria na minha mão.

  31. Alguém sabe se é possível fazer um update na Apple do Series 2 pelo 3? Comprei o meu Series 2 faz uns 4 meses.

  32. a Apple foi bem esperta, além de matar o series 2, qualquer modelo stainless steel virá obrigatoriamente com o cellular X_X cê não tem a opção de comprar sem nesse modelo, só no Sport pqp

  33. Vou ter que comprar a versão com celular mesmo pois é quero a de stainless steel. Um saco isso pq se eu comprar a versão americana pode ser que quando homologuem aqui dê problema.

  34. então, eu queria a versão stainless steel, mas dar 600 dolares nele e não conseguir usar o cellular aqui é puxado demais :X sei lá, eu queria um Apple Watch esse ano, mas acho que vou ter q deixar pra proxima.

  35. Se fosse tanta má vontade do Spotify, não haveria versão dele para o Gear S2 e S3 da Samsung. É puro lobby da Apple sim.

  36. Me recuso a usar o Apple Music
    Caro e sem playlists temáticas como do Spotify. Além de n ter nenhum feedback das músicas ou playlists mais ouvidas etc

  37. Porque só vou para a Alemanha em dezembro, e mesmo assim tem o quesito bateria que teve uma melhora, para esse dispositivo tem bastante impacto. Sobre a diferença, é simples, para mim tem que ser de aço inoxidável, como comentei ali embaixo.

  38. Quase a mesma coisa do A.W Series 2..única diferença é que com esse será possível utilizá-lo como celular tbm.. Vou ficar com o meu Series 2 por um bommmm tempo ainda. Quem ainda estiver interessado em adquirir um Apple Watch Series 2 no ML tem vários a venda ainda rs.

  39. Não tenho Apple Watch, mas pretendo comprar o Series 1 ou Series 2(usado), e como nunca o manuseei tenho uma dúvida: se me roubarem ele, é possível localizá-lo pelo Buscar ou não?

  40. Gustavo, pode me ajudar? Saberia informar se eu adquirir um Apple Watch Edition (GPS+cel) ele funcionará no Brasil na função GPS? Quero fazer um upgrade do meu series 1.

  41. Gustavo, me desculpe não entendi direito, se eu comprar o apple watch series 3 sem LTE apenas com gps nos EUA não funciona?

  42. Alguém consegue conectar o apple watch com fone de ouvido bluetooth de marca diversa? Ou somente o airpod?
    Tenho um fone sem fio da multilaser e uso normalmente no iphone, mas tentei conectar em um apple watch de um amigo e não consegui.

  43. Gustavo,

    Se eu comprar um apple Watch 3 SEM LTE (só GPS). Ele funcionará exatamente como um Series 2 né?
    obg

  44. Exatamente. Como o Series 2. Mas te adianto que o Watch OS 4 não está fluindo bem, estou tendo uma série de problemas. O Apple Watch está reiniciando a cada 5 minutos.

  45. Aguardando ansiosamente uma resposta positiva. Este mês viajei para os EUA e não troquei-me meu série 1 pelo 3 pela incerteza da compatibilidade. Viajo novamente em janeiro e pretendo fazer a troca.

  46. Eu comprei o Series 3 GPS + LTE porque queria um modelo em Aço Inox e não me arrependo. Em se tratando de Apple a mentalidade é: neste ano pode não ser compatível, mas no que vem será e logo logo a Banda 4 (AWS) vai estar em funcionamento em todo o país e o modelo americano é compatível com essa banda.

  47. Acho que também vou terminar comprando LTE também. Mais chance de me arrepender se não comprar e passar a funcionar no que vem. Oremos para que passe a ser compatível e o quanto antes.

  48. Eu nem pensei duas vezes. Sempre tinha o modelo Sport (Apple Watch Original Sport e o Series 2 Nike+ Edition), mas decidi comprar um Series 3 com a pulseira Milanese Loop. Na verdade iria comprar o Edition, mas não encontrei em nenhuma Apple das que fui e nem estava disponível on line, logo comprei em Aço Inoxidável e estou usando para correr com uma pulseira regular em borracha. O que me interessa não é o que o Series 3 trouxe de novo e sim o que o Series 2 fazia, agora é melhor e mais rápido.

  49. se eu comprar um modelo serie 3 GPS + celular os dados da rede LTE nao vao funcionar, porém ele fica igual o serie 2 ne? via bluetooth?

  50. Fica exatamente igual. Essas funcionalidades do Series 2 estão absurdamente melhores, mas realmente fica sem os dados de celular e fica só engraçado o pessoal perguntando porque eu pintei o botão do meu Apple Watch de vermelho.

  51. Por que tiram o series 2? Vou nos EUA agora dia 20/11. Será que vale a pena comprar na bestbay um series 2? Não queria gastar muito, o serie 1 até serviria se fosse a prova d’agua. heheheh. Ou seria melhor inteirar um pouco e comprar o series 3 sem celular? Alguma dica?

  52. Estou indo para a Austrália e gostaria de saber como ta essa questão do funcionamento do Apple Watch 3 GPS+Cellular comprado lá para utilizar aqui no Brasil. Continua sem funcionar a função Cellular? Se eu optar por comprar o Apple Watch 3 GPS na Austrália ele funciona 100% no Brasil?

  53. Comprei um série 3 gps+celular. Ainda não recebi, mas o que me informaram é que vai funcionar tudo normal exceto o lte, pois não tem nenhum operadora aqui no Brasil que tenha esse recurso.

Deixe uma resposta