Os novos sistemas operacionais da Apple foram revelados na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, em junho deste ano. Logo depois do anúncio, desenvolvedores já puderam colocar as mãos nos novos sistemas a fim de adaptarem seus aplicativos a eles.
Depois de três meses trabalhando nessa direção, ontem a Apple divulgou, junto aos seus novos produtos, diversas regras que valerão especificamente para seus novos dispositivos; ou seja, desenvolvedores precisarão se preocupar com mais isso.
iPhone X
O iPhone X possui uma tela Super Retina HD que cobre todo o aparelho, para experiências mais imersas em aplicativos, e o Face ID, uma nova maneira segura de desbloquear, autenticar e pagar. A câmera TrueDepth funciona com o ARKit e o chip A11 Bionic foi projetado para funcionar bem com o Core ML e o Metal 2.
O recorte superior que desagradou muita gente e a nova maneira de invocar — por gestos — a tela inicial e a multitarefa no iPhone X fazem com que alguns cuidados a mais precisem ser tomados ao desenvolver apps para o dispositivo.
"The notch was a good idea" —Apple fanboys, 2017
I present to you Exhibit A pic.twitter.com/HzQLwBrbDC
— @jedmund (@jedmund) 12 de setembro de 2017
“O recorte foi uma boa idéia” — Fanboys da Apple, 2017
Apresento-lhes a primeira prova
A nova página de Diretrizes de Interface Humana (Human Interface Guidelines) do iPhone X explica exatamente como adaptar os conteúdos dos apps para preencher a sua tela de 5,8″ (com 2436×1125 pixels).
A largura continua sendo a mesma dos aparelhos de 4,7″ (375 pontos), porém é necessário atenção quanto à altura da tela (145 pontos mais alta), principalmente para não haver interações muito próximas, por exemplo, do indicador que chama a tela inicial, da barra superior e também dos cantos da tela.
Isso significa que, se o desenvolvedor continuar seguindo o padrão anterior, algumas áreas vão continuar não sendo usadas ou o recorte pode acabar escondendo a interface do app.
Nas indicações, é requisitado que o desenvolvedor “assegure-se de que os layouts preencham a tela e não sejam obscurecidos pelos cantos arredondados do dispositivo, a parte do sensor ou o indicador para acessar a tela inicial”. Ou seja, você, desenvolvedor, precisará ter em mente o pequeno recorte quando modificar seu app — tal como brincou Owen Williams:
new iphone format: 16:9:notch pic.twitter.com/3c2Vqgnf54
— ⚡️ Owen Williams (@ow) 12 de setembro de 2017
Novo formato do iPhone: 16:9:recorte
Apesar disso, a Maçã afirma que não são todos os apps que precisarão ser modificados para a nova realidade, mas caso precise, o UIKit e o Xcode 9 facilitarão o trabalho.
Além da página oficial explicando todos os pormenores, dois vídeos falando sobre cuidados em relação ao design e também à criação de apps para o iPhone X foram publicados na página de auxílio para desenvolvedores.
Apple Watch Series 3
Com conectividade celular, seus aplicativos podem ser usados em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo quando os usuários não estiverem conectados a um iPhone ou [a uma rede] Wi-Fi. Os aplicativos de saúde e fitness também podem aproveitar o altímetro barométrico para exibir mudanças de altitude e obter uma precisão aprimorada para métricas de treino do HealthKit.
A empresa atualizou sua página do watchOS para desenvolvedores, publicando juntamente um vídeo explicando especificamente sobre as mudanças e boas práticas ao criar/modificar seu app para o Apple Watch Series 3, que agora tem conectividade celular e recursos aprimorados para saúde.
Apple TV 4K
Agora, seus aplicativos do tvOS podem oferecer experiências surpreendentes de vídeo cinematográfico e qualidade de imagem impressionante aproveitando a resolução 4K, Dolby Vision e HDR10. E com o novo controle Siri Remote, você agora possui dados giroscópicos de três eixos disponíveis para criar jogos e experiências interativas ainda mais atraentes.
A página da set-top box da Maçã para desenvolvedores também foi atualizada com informações do novo hardware. Foi publicado, ainda, um vídeo com diversas informações de como atualizar e otimizar seu aplicativo para os novos padrões 4K e HDR, assim como utilizar melhor as opções de movimento do novo Siri Remote.
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Além das páginas de diretrizes e dos vídeos supracitados, vários outros tutoriais foram publicados para desenvolvedores explicando recursos como o chip A11, rastreamentos facial, Metal 2, entre outros, que podem ser acessados nesta página.
A empresa também anunciou que os desenvolvedores já podem enviar para aprovação seus apps do iOS, do watchOS do tvOS e até do macOS.