O melhor pedaço da Maçã.

Snapchat anuncia Stories Search e World Lens, enquanto Instagram lança categorização de posts salvos

Se você é usuário do Snapchat, provavelmente já reparou no êxodo que a rede social sofreu recentemente. As pessoas estão postando muito menos e alguns influenciadores até já largaram completamente o aplicativo. Paralelamente, o Instagram anunciou há pouco tempo que já tem mais usuários no Stories do que o Snapchat tem no total. Desde seu lançamento, o recurso Stories já causou uma diminuição considerável no crescimento do concorrente.

Publicidade

A estratégia da Snap agora é aumentar o tempo que as pessoas passam no aplicativo, já que crescimento em número de usuários e penetração em outros mercados parece ser mais complicado.

https://www.youtube.com/watch?v=XyqQtm4wETA

Para isso, no fim do mês passado, eles lançaram a função Stories Search, que basicamente permite a pesquisa por snaps pelo mundo todo. Quer saber como está o show de um cantor, a festa de aniversário de um amigo ou ver vídeos de cachorros fofinhos? É só digitar na busca e o aplicativo lhe mostra uma seleção dos melhores resultados. É “um YouTube”, ao vivo, de qualquer parte do mundo.

Vejo bastante potencial na função. Pela primeira vez, teremos acesso aos principais eventos na perspectiva da audiência e não da mídia. O sistema usa inteligência artificial para detectar o texto, o formato das imagens e o som do vídeo, agrupando os resultados categoricamente conforme a semelhança.

A Snap também lançou outra função interessante hoje. Denominada World Lens, ela funciona como as lentes que já estamos acostumados, mas em vez de somente ficar em volta do nosso rosto, é possível aplicá-la a qualquer cenário.

Publicidade

YouTube video

Publicidade

Parece ser bem simples de usar: é só tocar no ambiente que uma série de opções aparecem pra você. É possível movimentar e interagir com as figuras de realidade virtual. A nova função é bem alinhada com a visão da empresa e a insistência do CEO em dizer: “Snap is camera company.”

·   ·   ·

O Instagram, por sua vez, apresentou nesta semana a possibilidade de categorizar os posts salvos, mais ou menos como funciona o Pinterest. Tocando e segurando o botão “Salvar”, surge a possibilidade de adicionar a foto a uma categoria. As fotos salvas ficam disponíveis na aba “Salvo”, no perfil principal e as coleções são privadas (em breve, imagino que haverá possibilidade de torná-las públicas).

Salvando posts em coleções no Instagram

Os novos recursos podem demorar um pouquinho para aparecer porque geralmente a atualização é liberada aos poucos e focada nos Estados Unidos. Mas, em breve, elas estarão disponíveis para uso em todos os smartphones.


Ícone do app Snapchat
Snapchat de Snap, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 12.79.0.33 (295 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 324.0.0 (272 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple simplifica as coisas e não cobra mais nada pelos apps iMovie, GarageBand, Pages, Numbers e Keynote (para iOS e macOS)

Próx. Post

Google Maps para iOS ganha recurso “linha do tempo” e integração com o iMessage, mas misteriosamente perde app para Apple Watch

Posts Relacionados