O melhor pedaço da Maçã.

Solução inusitada corrige interferência no Wi-Fi de MacBooks Pro

Em contato com nossa equipe, o leitor Wesley Soares compartilhou um relato relacionado à instabilidade de conexão Wi-Fi do seu MacBook Pro de 2017. Segundo ele, o Mac não conectava à rede e, quando conseguia, praticamente não tinha sinal de dados.

Publicidade

Após reconfigurar sua rede Wi-Fi e não obter sucesso, Wesley viu que, na verdade, o problema era decorrente de interferência que acontece quando o Mac está conectado a um adaptador pela porta Thunderbolt (USB-C), como demonstrado no vídeo a seguir.

YouTube video

Nesse mesmo vídeo, o usuário mostra uma gambiarra solução para corrigir a interferência na recepção do sinal: ele simplesmente envolveu a ponta do adaptador que se conecta ao Mac com um material isolante.

Como abordado nesse subtópico do Reddit, dispositivos USB 3.0 podem interferir em conexões sem fio (não só Wi-Fi) próximas — principalmente as de 2,4GHz. Isso é, inclusive, um problema reconhecido pela Intel.

Publicidade

Para que um receptor de rádio sem fio detecte o sinal recebido corretamente, a potência do sinal recebido deve ser maior do que a sensibilidade do rádio. O limite de sensibilidade do receptor é influenciado pela relação sinal-ruído (SNR) mínima necessária para demodulação. A sensibilidade do receptor, a potência do sinal transmitido, o ganho da antena de recepção e transmissão e a perda do caminho do link sem fio ditam o alcance sem fio alcançável ao determinar a potência do sinal e do ruído no receptor.

O problema não é exatamente inédito, mas muitos podem não entender que, na realidade, tudo não passa de uma possível interferência — e não de uma falha na sua rede ou conexão propriamente dita.

Alguém mais já enfrentou uma situação parecida? 😓

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15: Apple libera segundas versões beta [atualizado]

Próx. Post

Instagram está testando opção de postar fotos pelo computador

Posts Relacionados