MacBook Pro de 2008 é ressuscitado e transformado em um PC com Android graças ao Samsung DeX

Juntamente dos Galaxy S8 e S8+, a Samsung lançou no início deste ano um dispositivo bastante interessante: o Samsung DeX.

Com ele, basta conectar os smartphones (ou o phablet Note8) a um monitor externo, que ele se transforma em um desktop rodando o sistema Android — sendo possível interagir com um mouse/teclado.

Samsung DeX

A flexibilidade do DeX e a habilidade de Kris Henriksen acabaram sendo uma ótima junção para criar um monstro de Frankenstein tecnológico utilizando um velho MacBook Pro de 2008: ele abriu o notebook, adicionou baterias para obter mais autonomia, colocou uma ventoinha para não superaquecer a máquina, trocou a controladora do LCD e fez com que o teclado/trackpad funcionasse via USB.

Além de ter substituído alguns componentes, ele abriu espaço na carcaça ao descartar tudo o que não era necessário. Então, acoplou um pequeno suporte ao lado da tela para facilmente conectar e apoiar o celular enquanto utiliza a máquina.

Pronto: agora Henriksen tem um computador portátil com Android. Pelo que podemos ver no vídeo, até um jogo consegue ser reproduzido muito bem. O DeX não suporta todos apps para Android, porém os que já estão otimizados para funcionar em telas maiores realizam um ótimo trabalho.

Se você quiser saber todo o processo, ele é explicado nesta página, com imagens.

É uma baita gambiarra? Certamente! Mas não podemos negar que foi uma maneira muito legal de reaproveitar um dispositivo antigo e, de quebra, ser notícia no mundo todo. 😛

via The Verge

Posts relacionados

Comentários