Aplicativo para iPhone ajuda você e sua família a cuidarem melhor de entes queridos

Qual família nunca se deparou com um parente doente, que precisa de cuidados e de atenção? Outro cenário comum é uma família relativamente grande, mas que por ser tão grande acaba que as pessoas não se planejam para dar o devido carinho, visitando os pais/avós com a frequência que eles merecem. E se existisse um app para ajudar nessa tarefa?

Um grupo de cinco estudantes da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) — que cursaram o Apple Developer Academy (antigo BEPiD) — desenvolveram o aplicativo Ohana, o qual permite que familiares compartilhem entre si essas informações/tarefas para com um ente querido.


Ícone do app Ohana - Família Unida

Ohana - Família Unida

de Francisco Soares

Compatível com iPhones
Versão 1.1 (22.9 MB)
Requer o iOS 10.3 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Ohana - Família UnidaScreenshot do app Ohana - Família UnidaScreenshot do app Ohana - Família Unida

A ideia do app nasceu de uma tarefa do curso focada em criar algo que tivesse relevância para alguma comunidade; eles começaram a procurar, então, problemas que poderiam ajudar a resolver no centro do Recife (PE). E foi num evento de saúde da Prefeitura que eles encontraram algo que prejudicava muito a qualidade de vida das pessoas.

Muitas das pessoas ali, frequentado o evento, estavam num intervalo entre compromissos, correndo para guardar lugar na fila ou tentando agendar consultas para maridos ou esposas que precisavam muito de algum exame específico. Por conta da correria, basicamente todos ali estavam sob forte estresse por causa da agitação do dia-a-dia.

O app Ohana foi criado para ajudar justamente essas pessoas. Nele, o usuário cria uma comunidade, um grupo no qual serão adicionadas todas as pessoas interessadas em cuidar de um determinado ente querido que esteja precisando de ajuda. Dentro dessa comunidade, cada membro pode agendar tarefas pontuais (como uma consulta médica ou apenas uma companhia em casa); ao fazer isso, todos os participantes da comunidade são notificados das novas atividades. Assim, cada um se oferece como responsável de uma tarefa de acordo com sua disponibilidade.

Uma ideia bem simples, mas que pode ajudar bastante famílias que precisam se organizar e cuidar melhor. 😊

Posts relacionados

Comentários