O melhor pedaço da Maçã.

Designer cria interessante proposta de renovação para o aplicativo Lembretes do iOS

O iOS 11 trouxe uma nova cara (e/ou novas funcionalidades, em alguns casos) para uma série de apps nativos do sistema, como o Mail, o iMessage e o Notas. Um aplicativo deveras popular, entretanto, permaneceu basicamente inalterado: o Lembretes (Reminders), que mantém basicamente as mesmas funções desde a sua estreia no iOS 5.

Publicidade

Pensando neste “abandono” e em como potencializar o aplicativo para que ele torne-se mais útil e tenha um apelo maior para a enorme base de usuários que procura por alternativas mais robustas, como o Todoist, o Wunderlist ou todos os outros citados no nosso comparativo, o designer Tim Nahumck publicou um estudo bastante interessante sobre como o Lembretes poderia evoluir ao próximo nível sem perder sua principal característica: a simplicidade de uso.

Proposta de redesign do aplicativo Lembretes do iOS

O primeiro passo, claro, seria atualizar a interface do aplicativo para ficar em linha com os outros apps nativos do iOS 11, com títulos grandes e chamativos e mais espaços em branco para “respiro”. A partir daí, teríamos uma evolução do Lembretes para tornar-se um pleno gerenciador de tarefas, com um sistema de listas de tarefas codificado por cor e um modo de visualização que mostraria todas as tarefas (e as suas respectivas sub-tarefas) em uma longa lista rolável. Seria adicionado ao aplicativo, também, um seletor para exibir as tarefas em ordem alfabética, cronológica (com base nas datas-limite), de prioridade ou por tags.

Proposta de redesign do aplicativo Lembretes do iOS

Falando em tags, alguns paradigmas introduzidos no iOS 11 também entrariam no funcionamento do aplicativo, na visão de Nahumck: por exemplo, seria possível atribuir as palavras-chave a certas tarefas ou sub-tarefas (da mesma forma que já existe no aplicativo Arquivos) para separá-las por tema ou elemento diferenciador; também estaria presente a funcionalidade de drag & drop, que permitiria, por exemplo, arrastar qualquer elemento de qualquer parte do sistema até o Lembretes para criar um alerta personalizado para ele.

Proposta de redesign do aplicativo Lembretes do iOS

As ideias de Nahumck, claro, são muito interessantes e eu tenho certeza de que alguém da Apple já deu uma olhada nelas para tirar inspiração. Resta saber, agora, o que a própria Maçã tem reservado para o Lembretes — pode ser algo assim ou uma coisa totalmente diferente. O fato é que, quaisquer que sejam as mudanças que possam vir a ocorrer (ou não), ainda teremos que esperar um bocadinho; o iOS 12, afinal, só chegará aos nossos dispositivos daqui a quase um ano.

via MacStories

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Tweetbot 4, iOrnament, DeskCover e mais!

Próx. Post

Episódio de “Carpool Karaoke” com Chester Bennington será transmitido gratuitamente no Facebook semana que vem

Posts Relacionados