O melhor pedaço da Maçã.

Polêmica: fundação faz coro com usuários e reclama do novo comportamento da Central de Controle do iOS 11

Central de Controle do iOS 11

Uma das coisas que mais mudou no iOS 11 foi, sem dúvida, a Central de Controle. E, dentro dela, o que gerou mais polêmica foi o comportamento dos botões para “desligar” o Wi-Fi e o Bluetooth. Isso mesmo, “desligar” (entre aspas) pois, na verdade, ao tocar neles, os dispositivos são apenas desconectados.

Publicidade

A Apple explicou tudo neste artigo de suporte. Basicamente, quando você toca ali, desconecta o aparelho de uma rede ou de um dispositivo Bluetooth até que você ative o botão novamente, conecte-se a uma rede Wi-Fi ou a um dispositivo Bluetooth indo diretamente em Ajustes, até as 5h da manhã do dia seguinte ou que o aparelho seja reiniciado.

Mas por que a Apple optou por esse comportamento? Para você continuar utilizando coisas importantes como AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, Apple Watch, recursos de Continuidade como Handoff e Acesso Pessoal, e serviços de localização.

Ainda que a causa seja “nobre”, o novo comportamento dos botões é um tanto polêmico. A reclamação extrapolou a fronteira dos usuários e chegou à Electronic Frontier Foundation.

Central de Controle do iOS 11

Para a fundação, esse comportamento representa um problema tanto no ponto de vista de privacidade quanto no de segurança. De privacidade pois, ao abrir a Central de Controle e tocar num desses botões, o usuário acha que desligou o recurso mas na verdade, como vimos acima, não; já em segurança, isso pode representar um problema já que, por exemplo, vira e mexe surge alguma brecha no protocolo Bluetooth que poderia ser rapidamente remediada ao desligar o recurso — coisa que não acontece já que, às 5h da manhã, tudo volta ao normal.

Publicidade

Segundo a EFF, o problema em si nem é o comportamento, mas a falta de um indicativo de que o botão, agora, funciona dessa forma.

Publicidade

Quando um telefone é projetado para se comportar de forma diferente do que a sua IU sugere, isso resulta em problemas de segurança e privacidade. Um usuário não tem pistas visuais ou textuais para entender o comportamento do dispositivo […].

Na tentativa de mantê-lo conectado aos dispositivos e serviços da Apple, o iOS 11 compromete a segurança dos usuários. Essa lacuna na conectividade pode potencialmente deixar os usuários abertos para novos ataques.

A solução sugerida pela EFF é relativamente simples: fazer com que as redes Wi-Fi e os dispositivos Bluetooth se conectem novamente ao iPhone apenas se o usuário tocar nos ícones mais uma vez — ou seja, retirar essa opção de automaticamente voltar a se conectar às 5h da manhã do dia seguinte.

A discussão é boa e realmente merece atenção. Veremos se a Apple mudará o comportamento desses botões após tantas reclamações.

via The Loop

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em comemoração ao Dia do Professor, oito documentários nacionais estão saindo a preços especiais na iTunes Store

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: diferença entre Watches, iOS 11 no iPhone SE, iMac 2011, acessórios para MacBook Pro 2017 e mais!

Posts Relacionados