Pesquisa: entre os apps exclusivos para o ARKit, jogos são os mais baixados da App Store

Desde 19 de setembro, quando o iOS 11 foi liberado para o grande público, diversos aplicativos com suporte ao ARKit têm sido disponibilizados na App Store. Alguns já existentes incorporaram algumas funções que utilizam a realidade aumentada, enquanto outros foram criados inteira e completamente com a tecnologia em mente.

Dentre todos esses, porém, talvez os jogos fossem os apps mais esperados a terem esse tipo de interação, já que seria possível trazer o mundo fantástico dos games para a realidade utilizando apenas um aparelho rodando o iOS 111. E essa aposta estava certa, como mostra uma pesquisa realizada pela Sensor Tower.

ARKit apps por categorias

Como mostra o gráfico acima, quando olhamos somente para os aplicativos exclusivos para o ARKit que estão disponíveis da App Store, percebemos que a grande maioria (por uma vantagem folgada) é composta por jogos: 35%. Logo depois, os apps utilitários aparecem com 19%, os de entretenimento aleatórios estão com 11% e os educativos representam 7%.

Os jogos também reinam em relação ao número de downloads dos apps exclusivos para ARKit, chegando a representar 53% das transferências. E a história não é diferente em se tratando da receita total, na qual os games representam 62%, com quatro títulos no topo da lista (veja abaixo a lista “Grossing”).

Top ARKit apps

Se colocarmos de lado os games, os apps que encontram o topo das listas são aqueles que conseguem medir em tempo real algum objeto ou espaço ou os que utilizam a realidade aumentada para adicionar móveis a algum local.

Trazendo novamente todos os apps em um mesmo pacote, a pesquisa mostrou também que todos os aplicativos usando o ARKit já foram instalados mais de 3 milhões de vezes mundialmente desde que o iOS 11 foi disponibilizado.

A Sensor Tower levou em conta somente os apps exclusivos para o ARKit, ou seja, aqueles em que a realidade aumentada é a função primária, em vez de um modo alternativo ou, digamos, um mini-jogo.

via TechCrunch

Posts relacionados

Comentários