O melhor pedaço da Maçã.
Touch ID no MacBook Pro com Touch Bar

Apple ensina como limpar os dados da Touch Bar antes de vender um MacBook Pro

Em 2013, nós demos uma boa dica aqui no MacMagazine que explicava exatamente o que você precisa fazer antes de vender ou doar o seu Mac.

Publicidade

Ainda que aquele artigo tenha sido escrito há quatro anos, ele ainda está totalmente de acordo com a realidade de hoje. A dica, então, é:

  1. Criar um backup do seu computador (seja pelo Time Machine, na nuvem ou conectando um drive externo e arrastando tudo de importante para ele);
  2. Desautorizar o iTunes (indo em Conta » Autorizações » Desautorizar Este Computador…);
  3. Finalizar a sessão do iCloud — e, agora, a do iMessage também.

Esses eram os passos a serem seguidos antes de apagar o conteúdo da máquina e reinstalar o sistema operacional em si. Agora, porém — pós-lançamento dos novos MacBooks Pro —, a Apple incluiu dois passos extras1Por enquanto, a página de suporte em português ainda não foi atualizada com as novas informações.: desemparelhar dispositivos Bluetooth e apagar os dados da Touch Bar.

O desemparelhamento de dispositivos Bluetooth é algo opcional. Conforme a Apple explicou, essa opção é boa se você planeja manter esses dispositivos com você (um mouse, um teclado ou qualquer outra coisa, para serem utilizados no seu novo computador) e se o Mac vendido/doado permanecer sendo utilizado dentro da sua casa ou do seu escritório — ou seja, dentro da mesma área de atuação do sinal do Bluetooth.

Publicidade

Para desemparelhar os dispositivos, vá em Preferências do Sistema » Bluetooth, passe o cursor sobre o dispositivo que deseja excluir do Mac e, em seguida, clique no botão de “x” à direita do nome dele.

Mas a novidade mesmo é a possibilidade de apagar o conteúdo da Touch Bar. Isso mesmo, você pode limpar qualquer informação armazenada nela antes de vender ou doar o seu MacBook Pro. Que informações são essas que ficam ali? Nem a Apple explicou, mas antes que você pergunte, o leitor de impressões digitais Touch ID (que faz parte da Touch Bar) “grava as informações capturadas do seu dedo” na Secure Enclave.

Outro fato curioso desse novo passo adicionado pela Apple é que, diferentemente de todos os descritos acima, ele só pode ser feito via comando no Terminal (não há uma interface gráfica para realizar essa ação). Então, para isso, você precisa reiniciar o seu Mac pressionando as teclas ⌘R. Quando a janela de utilitários do macOS for exibida, vá em Utilitários » Terminal na barra de menus e digite o seguinte comando:

Publicidade
xartutil --erase-all

Após pressionar a tecla Enter, o sistema perguntará se você tem certeza de que quer mesmo apagar o conteúdo da Touch Bar. Responda yes e, em seguida, pressione Enter novamente. Pronto, a sua Touch Bar estará devidamente zerada! Agora saia do Terminal e siga com a reinstalação do sistema para vender ou doar o seu Mac.

Então, não esqueça: se você tem um MacBook Pro com Touch Bar, adicione mais esse passo quando for vender/doar sua máquina! 😉

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Por enquanto, a página de suporte em português ainda não foi atualizada com as novas informações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Anatel homologa Apple TV 4K e versão de 38mm do Apple Watch Series 3 (GPS), que estava faltando [atualizado]

Próx. Post

Logo depois do Telegram, WhatsApp começa a liberar recurso para compartilhamento de localização em tempo real

Posts Relacionados