Nova área de destaque da App Store faz downloads aumentarem até 2.172%

Todos sabemos que as escolhas de design dos produtos e softwares da Apple não são nada acidentais. Sempre que há alguma mudança, ela acontece de forma deliberada, metódica e para um certo propósito.

Publicidade

Tenha você curtido ou não a nova organização da App Store que veio junto do iOS 11, os caras sabiam bem o que estavam fazendo.

E é isso que constatou a firma Apptopia, a qual analisou o impacto que a área de destaque “App do Dia” surtiu por 30 dias seguidos e publicou resultados incríveis:

Apptopia AppStore

Publicidade

De acordo com a pesquisa, alguns aplicativos que são destacados durante a semana na aba “Hoje” chegaram a alcançar um aumento de 2.172% nos downloads. Por incrível que pareça, normalmente os jogos são os mais baixados da App Store, porém quando comparado o momento em que apps e games estão na área de destaque, o aumento dos jogos é menor — mas ainda é grande —, crescendo até 963% no número de downloads (considerando as opções gratuitas).

Entretanto, esse dado pode ter sido comprometido pelo número de apps pagos: durante os 30 dias em que os destaques foram analisados, 5 dos 40 apps eram pagos, enquanto 11 dos 30 jogos eram pagos. E, como já poderíamos prever, apps gratuitos obtiveram muito mais downloads do que os pagos. Um dado peculiar é que os números aumentam muito mais durante a semana do que no fim de semana.

Também é interessante notar que os apps menos conhecidos foram mais baixados do que aqueles já estabelecidos no mercado, provavelmente porque muitas pessoas já tinham os apps conhecidos instalados em seus dispositivos.

Publicidade

Aplicativos que já estavam no Top 20 da sua respectiva categoria antes de aparecerem como destaque só receberam um aumento médio de downloads de 44%. Para ranking de jogos dentro dos 20 melhores da categoria “Jogos”, o aumento foi de 37%.

iOS 11 - Central de Controle e App Store

Por causa do destaque dado pela loja, diversos aplicativos que sequer chegavam a algum ranking conseguiram, em alguns casos, pular 1.000 posições e aparecer em classificações gerais.

Considerando todos os aspectos, a média é que os jogos conseguem um aumento de 792%, enquanto os aplicativos alcançam 1.747%.

Publicidade

Esse novo esquema de destaque da App Store parece estar realmente ajudando bastante até apps menos conhecidos, o que é ótimo para novos desenvolvedores (e, é claro, para a própria Apple também).

via TechCrunch

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…