iPad de terceira geração passará a ser considerado clássico/obsoleto a partir deste dia 31

A partir desta terça-feira, 31 de outubro, o iPad de terceira geração entrará oficialmente na lista de produtos clássicos/obsoletos da Apple — perdendo, assim, a sua qualificação de suporte após cinco anos da data da sua descontinuação.

A Apple classifica como “clássicos” (vintage) produtos descontinuados há mais de cinco e há menos de sete anos, pois nesse período ela ainda é obrigada por lei a prestar suporte para eles na Turquia e no estado americano da Califórnia. Após sete anos, todos são considerados “obsoletos” (obsolete) e aí realmente perdem suporte em todo o mundo.

Novos iPads - branco e preto

O iPad de terceira geração foi anunciado pela Apple num evento especial realizado em 7 de março de 2012, sendo o primeiro tablet da Maçã com uma tela Retina e que foi bem criticado por não ter um hardware (com processador A5X) realmente adequado para tal — não é à toa que foi rapidamente sucedido por um novo modelo meros sete meses depois. Ele foi, também, o último iPad com um conector de 30 pinos.

Recentemente, outros produtos que entraram para essa lista incluem o último MacBook branquinho, MacBooks Air/Pro de 2011 e iPhones 3GS. Curiosa e ironicamente, o iPad 2 ainda não entrou pois continuou sendo comercializado pela Apple (como uma opção mais acessível) até março de 2014.

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários

36 comments

  1. Produto incrível. Estava jogando hoje nele o clássico Asphalt 6 Adrenaline, plugado na TV via Adaptador HDMI. Massa demais *-*

  2. O iPad 3 é visivelmente superior ao 2 na performance. Tenho o iPad 2 e 3 configurados exatamente iguais e chega a dar raiva mexer no 2 de tão lento que está.

  3. Foi exatamente isso que aconteceu comigo… fui pra comprar o 3 e na loja já tinha o 4 lançado. Comprei o 4 e não me arrependi. Atualmente com um iPad a PRO 9,7

  4. Eu que comprei o primeiro modelo sem nem testar na época (quando comprei, o iPad 2 sequer havia sido anunciado) sei bem o que é “lerdeza”. E pior do que isso é ter que ter criatividade para dar alguma utilidade a esse gadget.

    Ainda uso para ver vídeos no YouTube e Netflix. Ambos, tive que pegar versões antigas e instalar fora da AppStore (com direito a Jailbreak), já que por lá, é difícil de encontrar algo que possa ser instalado diretamente (mesmo os aplicativos mais ridículos).

    Única coisa boa desse tijolo é a bateria, que mesmo após mais de 7 anos, continua durando mais de 8 horas. Mas ele sim nasceu ruim, já que nem para navegar na Web ele já foi bom algum dia (havia muita incompatibilidade e sites carregados de imagens e informações geralmente forçavam o fechamento do Safari). Era tão pouca memória RAM que ele sim foi o campeão em tempo de suporte “nulo”.

  5. Cara,tem um modelo antigo de 15” sendo vendido na Apple store até hoje sim ,coloquei o link aí em cima da loja oficial da Apple. E estive na Union Square
    Semana passada e lá estava ele.

  6. A própria Apple percebeu o que fez e desatualizou o produto praticamente meio ano depois. A quarta geração é o que a terceira deveria ter sido.

  7. Então, eu discordo pois usei tranquilamente o primeiro iPad até o último software que ele suportou. O iPad 3, desde o iOS 7, rodava uma versão visualmente bem mais feia do que a que os aparelhos mais recentes rodavam e já engasgava.

  8. Delay não tem não, trava um pouco devido à antiguidade do iPad. Outros jogos plugo meu iPhone 7 tbm via Adaptador HDMI e é a coisa mais linda, o celular se torna meu console. Detalhe: Ambos os adaptadores são originais.

  9. Não amigo, definitivamente não é o modelo de 2012.
    Fisicamente é igual ao primeiro MacBook Pro 15″ Retina, que foi o Mid 2012 Retina. O modelo que a Apple ainda mantém é o Mid 2015. Fisicamente eles são iguais, mas são MacBooks totalmente diferentes. O Mid 2015 apesar de ter já 2 anos de lançado é uma baita máquina ainda. E será por muitos e muitos anos.
    Se vc tivesse clicado no about this mac, iria ver que é o Modelo Mid 2015.
    Exceto o MacBook Pro 13″ mid 2012 que a Apple manteve por vários anos, ano que vem os Macs lançados em 2012, incluindo os primeiros retina perderão o suporte de hardware.

  10. Teu iPad 1 deve ter sido “premiado” ou eu é que fui (de forma negativa), já que o meu sempre foi ruim, já que navegação Web era algo consideravelmente básico e essencial, e para isso ele nunca foi bom, afinal, só carregava sites bem leves, bastava acessar uma IGN para ele “cair”. O Webkit também tinha muitos problemas de compatibilidade naquela época e muitos sites, principalmente com DropDownList personalizadas acabavam bugando.

    Para jogos, músicas, vídeos e apps específicos, eu diria que ele até que quebrou bem o galho e entregou uma experiência aceitável, e muito provavelmente superior aos concorrentes. Mas quanto a navegação Web…

    Já o iPad 3, eu cheguei a usar por um tempo, provavelmente rodando o iOS 6, e ele era bem competente para navegação Web (consideravelmente rápido e estável para aquela época), e também para todo o restante. Mas eu não testei ele com o iOS 7 ou versão posterior (mas quanto a engasgar, o iPad 1, rodando o iOS 5, engasga até na tela inicial, se o iPad 3 engasga da mesma forma, ambos são no máximo igualmente ruins).

    A maior diferença entre ambos é que o iPad 1 nasceu com o iOS 4 e morreu no iOS 5. Ou seja, teve um suporte nulo e em um tempo ridículo já deixou de rodar diversos aplicativos básicos. Já o iPad 3 saiu com o iOS 5 e recebeu atualizações até o iOS 9. Rodando bem ou mal, ao menos ele teve um suporte minimamente aceitável em se tratando de um gadget da Apple.

  11. Com um iPad Pro 10.5 em mãos dá pra dizer que todos os outros se tornaram obsoletos, kkkk
    Brincadeiras a parte, o Pro Motion é uma covardia…

  12. Eu tenho ele, comparando a resolução dele com o 2 era bem superior a imagem, também é mais pesado que o 2. Eu o mantenho com “jailbreak” do iOS8 só pra jogar uns jogos com “cheats” e rodar uns emuladores do Dosbox que não foram lançados na loja ou removidos dela. Com Jailbreak dá pra “upar” via “SSH” imagens de sistemas operacionais antigos para abrir no Dosbox. e apps antigos… Só coisa vintage….

  13. Eu tenho um 15″ Mid 2012 e ainda é uma baita máquina… principalmente configurada no talo como a minha e comparando-se com outras máquinas windows que uso no trabalho

  14. SSD faz toda a diferença. E também pelo preço que é um MacBook com a configuração máxima, é o mínimo ser muito melhor do que maquinas Windows que custam uma fração.
    Tenho um Retina 13″ final de 2013 e gosto muito dele. O meu é com 512 de SSD e certeza que vai me atender por mais uns 2 ou 3 anos.

  15. Eu tenho um IPad 3 rodando IOS 9.3.5 e trava o tempo todo. Ibooks abre e fecha logo em seguida. Queria retornar para o IOS 8.0 ou 7.0 para ver se fica mais fluido. Alguém pode me ajudar a fazer isso? Alguém sabe como retornar para um IOS anterior ao que eu tenho?

  16. Nao kra, vc teria q retornar para o iOS 6 ou o meu preferido o 5.1.1… ai iria ver fluidez, perfeição e ergonômia de outro mundo…. depois do iOS 7 a empresa da Sra. Cook resolveu fu*** propositalmente os idevices mais antigos, para recorrermos a maravilha da engenharia e design que é a nova geração do iOS, que desde então vem acompanhado de idevices no mesmo padrão Cook de qualidade… pronto desabafei.

  17. E não, até o momento não há como fazer o “downgrade” para o ios da época do ipad 3 nem de outro ios mais recente.

  18. iPad 3 muito melhor do que o iPad pro, ergonomicamente falando… não sei que milagre o meu iPad air 2 ainda existe depois de 10 quedas por conta da borda muito fina

  19. Tem como voltar só para o iOS 8.4.1. Mas é um método que requer atenção, precisa de jailbreak na versão 9.3.5 e editar um arquivo do sistema. Põe no google iOS 8.4.1 OTA downgrade.

Deixe uma resposta