O melhor pedaço da Maçã.

Apple compra startup que faz música com inteligência artificial

Foto de Auguras Pipiras no Unsplash
iPhone com Apple Music e fones AirPods Pro ao lado

Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe hoje informações de que a Apple adquiriu recentemente a AI Music — startup que usa inteligência artificial para gerar músicas personalizadas para usuários.

Publicidade

De acordo com pessoas por dentro do assunto, a aquisição foi concretizada nas últimas semanas. Segundo a reportagem, a empresa — fundada em 2016 e sediada em Londres — tinha cerca de duas dúzias de empregados antes da aquisição, porém não está claro se todos eles serão integrados às equipes da Maçã.

A tecnologia desenvolvida pela AI Music é capaz de criar trilhas sonoras usando inteligência artificial e músicas isentas de royalties. Com isso, ela é capaz de criar trilhas dinâmicas, as quais mudam com base na interação em tempo real do usuário. Assim, a trilha sonora de um jogo poderia, por exemplo, se adaptar à interação do usuário ou, durante um treino, a sua música poderia ficar mais animada em momentos de maior intensidade.

Anteriormente, a startup tinha acordos com empresas de publicidade para criar comerciais com músicas mais envolventes, a depender do público. A descrição na antiga página da empresa dizia:

Publicidade

A AI Music está na vanguarda da exploração de como a inteligência artificial pode mudar e adaptar a música. Muito simplesmente, acreditamos que a música deve ser acessível e contextualmente relevante tanto para seus criadores quanto para seus ouvintes.

Com nosso Infinite Music Engine e outras tecnologias proprietárias, oferecemos soluções sob medida para profissionais de marketing, editores, profissionais de fitness, agências criativas e muito mais.

Música que se adapta ao seu ritmo cardíaco, publicidade em áudio que combina com o contexto do ouvinte, licenças universais em todos os formatos… Tudo isso é possível e muito mais, graças à nossa pesquisa de ponta e desenvolvimento interno escalável.

Apesar de não parecer grande, essa é uma das poucas aquisições da Maçã no último ano, desde a compra da Primephonic, em agosto passado — um serviço de música clássica que deverá ser tornar parte do Apple Music neste ano.

A Apple não quis comentar a aquisição, então o valor de transação permanece desconhecido, tal como seus planos com as tecnologias da AI Music. De qualquer forma, parece que ela está preparando algo grande para o seu serviço de músicas ou, talvez, relacionado à criação de músicas personalizadas para o Apple Fitness+.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Swim Out, 911 Operator, Navidys dislexia spelling help e mais!

Próx. Post

Como criar um trailer com fotos e vídeos no iMovie [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados