App brasileiro Chups, para iPad, dá voz para autistas

Há exata uma semana, cobrimos aqui no site que a Apple Brasil realizou uma sessão especial focada em crianças autistas na sua loja Morumbi, em São Paulo. Pouco depois disso, fomos contatados pelo Gabriel Nunes Reynoso, que criou — junto ao time Amira Maythé Ruiz Y Guayabeiros Vásquez, Daniel da Cunha Lima, Gabriel Messias de Moura Ilha e Guilherme Maxwell Pereira da Silva — recentemente um app muito legal chamado Chups.

O principal estímulo para trabalhar no app, conta o Gabriel, foi a sua irmã. A Natália tem hoje 18 anos de idade e nunca aprendeu a falar, por isso ele construiu um meio de comunicação para ela pelo iPad.


Ícone do app Chups

Chups

de Gabriel Reynoso

Compatível com iPads
Versão 1.03 (39.6 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

R$ 18,90

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app ChupsScreenshot do app ChupsScreenshot do app ChupsScreenshot do app ChupsScreenshot do app Chups

Desenvolvido dentro da Apple Developer Academy (antigo BEPiD) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Chups foi criado pelo Gabriel com o apoio de três especialistas na área do autismo: a Raquel Pacheco, designer estudante de mestrado que está desenvolvendo sua tese com o tema Design e Autismo; o Elvio Boato, professor da UCB e coordenador do projeto “Com Vivências”, através do qual é responsável por mais de 80 crianças autistas; e a Marcia Cristina Lima, psicóloga representando o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB).

O Chups é um aplicativo que tem como objetivo ajudar no dia-a-dia do autista, dando àqueles que não conseguem falar a possibilidade de se expressar mais facilmente, organizar as tarefas do dia-a-dia, permitir a comunicação eficiente também para aqueles que não escrevem, além de ajudar em momentos de crise.

Confira o vídeo demonstrativo:

As principais funcionalidades do Chups são agenda, cartões de comunicação, teclado com voz e ajuda para compreender o que o autista está sentindo. Ou seja, ele usa texto, imagem ou som de forma básica e intuitiva, totalmente voltado para a comunicação.

Iniciativas assim merecem ser apoiadas e aplaudidas. 👏🏻

Posts relacionados

Comentários