Adobe mostra futura ferramenta do Photoshop que usa aprendizado de máquina para selecionar objetos de forma inteligente

Ninguém, acredito eu, contestará a percepção de que o Photoshop é a ferramenta de edição de imagens mais poderosa do mundo. Isso não impede a Adobe, entretanto, de continuar explorando novas direções para levar seu mundialmente conhecido software e trazer novidades que ampliem as possibilidades ou simplesmente facilitem a vida dos usuários.

Recentemente, a principal dessas novas direções que eu citei acima tem nome e sobrenome: aprendizado de máquina. Com o desenvolvimento da inteligência artificial, a Adobe tem incluído novos recursos no Photoshop e em vários produtos da sua formidável linha de softwares com características “inteligentes”, capazes de reconhecer cenários e objetos, e fazer em instantes um trabalho que demandaria, há algum tempo, muitos minutos (ou até mesmo horas) da pessoa na frente da tela.

A mais recente destas novidades tem a ver com uma das ferramentas primordiais do Photoshop, a de seleção. O chamado Select Subject (Selecionar Sujeito) utiliza processos da Sensei, sua tecnologia de aprendizado de máquina, para detectar diferentes elementos na cena e, de uma forma infinitamente mais rápida e prática do que utilizar a ferramenta de seleção rápida, pegar todo o elemento desejado de uma vez — seja uma pessoa, um objeto ou qualquer outra coisa.

Vejam só:

A própria equipe da Adobe afirma que a seleção não é perfeita e o usuário ainda precisará fazer, em alguns casos (como naqueles em que temos cabelos ou pêlos de animais envolvidos), alguns ajustes antes de concluir o processo, mas ainda assim temos aqui uma boa economia de tempo em relação ao procedimento atual. Segundo a desenvolvedora, o recurso será adicionado ao software numa atualização próxima — sem especificar uma data, entretanto.

Boa novidade, não é mesmo?

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários