Posts relacionados

Comentários

39 comments

  1. Dica mais simples para alterar a senha de root no macOS (e em qualquer sistema baseado em UNIX, diga-se de passagem):
    – Abra o Terminal
    – digite “sudo passwd root” (sem as aspas)
    – autentique com sua senha de administrador
    – Logo em seguida, a janela irá pedir uma nova senha para o usuário “root”. Digite uma nova senha, confirme e voilá!

    Vale mencionar: no Sierra (10.12.6), isso não acontece – por via de regra, também alterei minha senha de “root” caso algum desavisado venha mexer aonde não foi chamado 😛

  2. Ainda bem que já tenho o habito de criar senha de root ha tempos; pois faço uso de Linux também.
    Pelo terminal: SUDO PASSWD ROOT

  3. Putz… que falha. Tudo parece tão primário. Viva a nova Apple? Como descobriram isto? Tem gente para tudo neste mundo. Uns do bem outros…

  4. Uma falha dessa seria justificada talvez, e muito forçadamente, numa empresa pequena, com programadores amadores. Na apple de quase 1 trilhão de dólares é tão descabido um amadorismo desses. Mas não é hoje que a apple age com descaso em relação ao MacOS embarcado em seus computadores. Obrigado pela dica da senha.

  5. É isto aí campeão. Também prefiro ficar “defasado” por um tempinho até as coisas ficarem mais estáveis e seguras. Os sistemas não tem alterações significativas que justifiquem a imediata atualização. Já fui piloto de prova da Apple e agora estou aposentado e bem feliz.

  6. Aqui não funcionou isso, e pelo que percebi a senha root já estava setada.
    Sabem se isso ocorre só com quem fez upgrade da versão anterior?
    Eu havia feito upgrade e tive diversas coisas esquisitas usando FileVault, apareceu uns usuários estranhos na tela de login que não conseguia remover..
    No final removi tudo e fiz uma instalação limpa do High Sierra e ficou tudo certo e a principio não deu esse erro.

  7. Descobre-se isso por causa do espírito hacker. Na minha época de ensino médio, acessava boletins de colegas da mesma forma… Só precisava do número de matrícula quie aparecia na chamada. Avisei ao departamento de informática que resolveu na hora o problema. Além da vontade de se descobrir algum erro, há também a ética de comunicar a falha a seus responsáveis. Talvez se ninguém tivesse descoberto isso, esse prolema continuaria até na última versão do sistema.

  8. Dá também para logar como root depois de a sessão finalizar, mesmo com a conta de usuário convidado desativada e exibição de início por lista — e logando assim o disco interno criptografado com o FileVault fica acessível, inclusive as pastas da biblioteca pessoal.

    Essa é a falha mais grotesca que já vi no OS X!

  9. Em MacBooks é até recomendado ativar, para em caso de perda ou roubo quem está com ele conseguir ligar e o dono localizar… mas nesse caso mesmo com a conta desativada dá explorar a falha, e de modo mais perigoso até do dentro da conta do administrador (descrevi aí em cima como reproduzi).

  10. Bom, não to tentando justificar a falha mas queria dizer que dinheiro não se compra tudo. O Windows 7 na data de seu lançamento em 2009 tinha 70 milhões de linhas de código fonte, imagine quanto o High Sierra deve ter… A complexidade para gerenciar e ao mesmo tempo produzir algoritmos é muito alta, e mais pessoal não significa melhor qualidade, e sim mais dificuldade de gerenciamento. Erros assim acontecem em todos os tipos de sistemas de todas as empresas do mundo e vão continuar acontecendo, sem contas os erros que tem e que ainda não foram descobertos. Uma empresa como Apple, Microsoft, Google, IBM tem sua renda quase toda feita por códigos, eles não querem de forma alguma esses tipos de erro. Mas o ser humano também tem limites. Isso acontece, e é normal.

  11. Não é preciso ficar tentando várias vezes, basta inserir o usuário “root” e obrigar o cursor a passar pelo campo “senha” – em vez de tentar logo “Desbloquear” – seja por Tab ou selecionando mesmo com o mouse, e então só depois fazer “Desbloquear. Dá à primeira.

  12. Sinto cheirinho que esqueceram código de testes , precisavam testar algo com usuário root sem precisar digitar a senha

  13. Alguma coisa estranha nisso. Eu habilitei login pra acessar meu MacBook e, nessa mesma tela, só aparecem meu usuário e o guest, não existe a opção Other (estou no trabalho, não tenho como mandar um print…).

  14. Defini uma senha pra esse usuário “root”, mas não adiantou em nada, consigo desbloquear o sistema sem inserir uma senha, só clicando no campo da senha e digitar nada
    Esperar pela correção da apple

  15. A explicação que alguns experts acharam é que a falha ocorre por que o sistema atualiza o hash da senha para um novo formato e, no caso do root, por estar desativado, ele não verifica se a senha bate antes de fazer essa atualização.

    Quando você faz uma instalação limpa do HS, o usuário root já vem com o hash no formato mais atual, por isso não é atualizado.

  16. tem um campo de força dos dois lados do portão para ninguém entrar… olha direito!!!! rssss mas realmente a resposta da apple foi top…

  17. Um erro desses, me desculpe, não é normal de acontecer. Isso afetava demais a segurança, justamente na raiz da proteção.

  18. Mais e mais vem se comprovando que o tempo da Apple e seus softwares esta passando. Esta pior que colcha de retalhos e com mais furos que peneira….

  19. Vejo muitas variáveis mas entendo seu ponto.
    Ia ser interessante ter um ícone com as informações pra contato com o dono, né? Veio a mente agora que falou…

  20. O ícone com informações valeria apenas para perda e se a pessoa que encontrou for bem intencionada — em caso de roubo material randômico, exporia dados do proprietário que talvez o ladrão não tivesse antes e que pode usar para estender o dano.

    Depois dessa da Dna. Apple fica complicado falar com certeza, mas com o que temos e conhecemos, ativar a conta de usuário convidado (acho que é até automático quando a pessoa ativa o Find My Mac), com privilégio para apenas poder conectar na internet e navegar, e com o disco criptografado, não dá brecha [conhecida… hahaha] para quem estiver usando-a acessar os dados, porque o sistema sobre da unidade de recuperação, apenas com extensões do sistema essenciais, e usuário convidado não pode trocar de privilégios nem chamar o terminal ou abrir o Finder.

  21. Pessoal, só tenho 1 usuário no Mac e ele era administrador. Não sei por qual motivo ele se tornou Padrão, e agora eu não consigo fazer mais nada. É possível defini-lo como Admin de novo? Como faço para logar com o usuário root? Tudo que eu faço no terminal via sudo recebo: is not in the sudoers file. This incident will be reported.

Deixe uma resposta