Primeira instalação de arte com base na plataforma ARKit estreará em Miami no dia 5 de dezembro

O barulho do ARKit é inegável. Após ser anunciada na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, em junho, a plataforma de realidade aumentada da Apple foi estrela de uma série de demonstrações impressionantes e, com o lançamento do iOS 11, tem feito os olhos de milhões de usuários pelo mundo inteiro com aplicações úteis (ou não), divertidas ou simplesmente intrigantes. Agora, a plataforma está cruzando mais uma fronteira: a da arte.

Publicidade

O Pérez Art Museum Miami (PAMM), um dos maiores centros de arte moderna e contemporânea da cidade americana, anunciou uma nova instalação da artista visual Felice Grodin que terá como base as ferramentas da Apple e o ARKit como um dos métodos de exibição artística. A exposição, batizada de Felice Grodin: Invasive Species, é descrita como “virtualmente interativa” e poderá ser visualizada pelos visitantes dotados de iPhones e iPads com o aplicativo PAMM instalado.


Ícone do app Pérez Art Museum Miami (PAMM)

Pérez Art Museum Miami (PAMM)

de Cuseum Inc

Compatível com iPhones
Versão 0.14.46 (135.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

São quatro “obras de arte digitais”, na forma de criaturas fantásticas, que podem ser vistas em pontos específicos da parte externa do museu, interagindo com o belo prédio da instituição e seu entorno composto de jardins, terraços e espelhos d’água. A ideia é, como afirma o livro da instalação, “destacar o estado transformativo e instável do nosso ecossistema, especulando sobre um futuro não muito distante afetado pelas mudanças climáticas e dominado por criaturas estranhas”.

Publicidade

A exibição no PAMM abre no dia 5 de dezembro e por lá permanece até abril do ano que vem. O museu afirma ainda que está planejando outras exposições com base na plataforma de realidade aumentada da Apple — ou seja, querendo ou não, o ARKit veio para ficar. Até mesmo em aspectos das nossas vidas que nós nunca imaginaríamos.

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…