Com base em enquete online, eis uma “lista de desejos” bacana pro iOS 12

Agora que o iOS 11 está finalmente ficando polido do jeito que a gente gosta, está na hora de começarmos a imaginar o que poderá vir de bom por aí no ano que vem, no iOS 12.

A próxima grande versão do sistema operacional móvel da Apple deverá ser apresentada na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2018, em junho, e aí entrar em fase beta até ser lançada no mês de setembro. Ou, ao menos, é assim que a banda toca há tempos.

O pessoal do iOS News And More resolveu, então, fazer uma enquete online para saber o que usuários mais esperam do iOS 12. O resultado foi transformado num gráfico superbacana, postado no Behance:

Lista de desejos pro iOS 12

As expectativas de novidades incluem um novo design, notificações agrupadas por apps, um modo escuro, Split View no iPhone, proteção de apps com Touch ID ou Face ID, nova barrinha de volume, FaceTime em grupo, novos wallpapers e ícones de apps, mais recursos para a Central de Controle, ajustes diretamente no app Câmera, widgets na tela inicial, informações sempre visíveis na tela do iPhone X e mais.

Pessoalmente, eu adicionaria aí um importantíssimo que inclusive discutimos num podcast recente: a possibilidade de alterarmos os apps padrão (default) do sistema, como navegador, cliente de email, calendário, mapas, etc. Aliás, já passou da hora.

E vocês, o que gostariam de ver no iOS 12?

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários

73 comments

  1. Que a versão saia bem testada, com um mínimo de bugs!! Parece que o setor de controle de qualidade de software não existe mais… tem que melhorar o time de programadores e analistas de testes. Gostaria de poder clicar em Atualizar, sem ao menos pensar: “será que devo realmente?”

  2. Não são exatamente novidades que precisem de uma nova versão para vir, mas acho que a Apple está ocupada demais com os bugs para incluir novidades interessantes por hora.

  3. Essa lista quase que literalmente transforma o iOS num Android (até app pra bloquear apps específicos com biometria já existe…temas pra mudar aparência, dark mode, widget, etc etc etc…tudo aí mesmo).

  4. Uma coisa que eu gostaria muito era poder bloquear acesso aos aplicativos que eu escolher. Odeio quando pedem pra ver o iPhone e depois a pessoa entra no WhatsApp e fotos. Agora com o Facebook ID ficaria mais fácil ter bloqueio a esses aplicativos pelo próprio sistema.

    Dark mode é uma ótima também. Acho que seria bom um meio termo tipo o do Mac que não é preto de mais.
    A central de controle sinceramente acho que a Apple ainda não sabe o que fazer com ela pra ficar bonita e prática.

  5. Meu iPhone continua uma porcaria com esse iOS 11.2. Fui ouvir uns podcasts hj e aplicativo nativo não abria por nada, quando abria ficava em branco e fechava sozinho! Quando carregou me deixou trancado nele por um tempão. A câmera abriu em tela preta e quando abriu normal ficou toda embaçada por uns 5 seg e isso se repete varias vezes ao dia. Basicante ele está travando mais no 11.2 que no 11.1.2 e eu me recuso achar isso normal! Prq no meu iOS 10 tudo funcionava bem, às vezes até dava uma tela branca, mas nem se compara cm hj!

  6. Eu percebi, Rafael. Porém, ainda assim existe bastante coisa a se criticar (de forma construtiva) no Carplay! Inclusive em outros países que têm por exemplo o aplicativo Mapas disponível. É uma funcionalidade encostada pela Apple. Isso deveria ser uma questão que poderia ser levantada pelos principais portais de tecnologia. Tudo bem que foi uma pesquisa em que os usuários votaram, mas isso parece ter sido esquecido até pelos próprios.

  7. Acho que isso nunca a Apple colocaria em um dispositivo individual. Só colocando o Face ID ao abrir o aplicativo ou acessar algo do aplicativo já está ótimo.

  8. Minha wishlist:

    1- Desligar somente mediante autenticação (Senha, Touch ID, Face ID)
    2- Drag and Drop nos iphones.

    Já no quesito hardware eu gostaria da adoção do lightning USB-C por padrão (que deveria ter vindo ainda no iPhone 7), carregador rápido já incluso, wireless charge de 10w…

  9. 1. Estabilidade 2. confiança, 3. segurança. Coisa que a Apple tanto lutou por anos para passar aos seus consumidores e que parece esquecida atualmente nos ultimos IOS.

  10. DESLIGAR SOMENTE COM SENHA, TOUCH ID OU FACE ID. Extra: foto e localização de quem errar a senha. (Sdds IGotYa)

  11. Sim, ocupado desenhando loja e nave espacial. Acho que a Apple não conhece outro desingner além do ive, prq ele se mete em tudo. Nada de desenhar iPhone bonito como na época do 5S, a moda agora è diminuir a bateria e aumentar o calombo da câmera!

  12. Mas isso è um modo visitante, o Face ID reconhecer que não é seu dono quem está usando. Não tem nada haver cm múltiplos usuários.

  13. Desligar somente com senha nunca vai acontecer por um simples motivo: o celular tem que ter um modo de ser desligado em caso de “emergência”, como quando ele trava.

  14. Pena que nunca vai funcionar tão bem quanto um iPhone.

    Prefiro um celular que não faz tudo, mas o que faz é bem feito, do que um que rode um sistema mal acabado e cheio de recursos que não funcionam tão bem.

  15. Demais!
    Quem não tem pode achar frescura, mas quem tem sofre com isso.
    Eu uso o recurso “Reduzir Ponto Branco” e deixo em 50%. Também sempre trabalho com brilho reduzido na tela.
    Pra mim resolve.

  16. É o que mais sinto falta de quando usava o Windows Phone, usar um tema escuro. Além de sensibilidade a luz, é muito mais confortável além de economizar bateria!!! Uso por exemplo, no app do Twitter!

  17. Queria só um sistema com menos Bugs. Muitos problemas no iOS11, família inteira me ligando todo santo dia perguntando o que fazer. Minha mãe, não consegue atender ligações, tem que esperar parar de tocar pra retornar a quem ligou. Minha esposa não consegue baixar nenhum app na AppStore. Minha prima, o iPhone dela desliga a cada 30 minutos, e por ai vai…

  18. Não faz sentido essa reclamação, por mais que concorde contigo sobre o CarPlay. Acho que poderia entrar na questão dos apps padrão do sistema, espero que isso seja a principal mudança. Não sei com relação aos APIs do CarPlay.

  19. Ainda não entendi porque querem tanto que se exija senha para desligar.

    Se for por causa de roubo, basta o ladrão tirar o cartão SIM, ou colocar no modo avião (que pode ser feito pela central de controle), que já fica impossível de rastrear do mesmo jeito.

  20. Só queria que a Apple adotasse de volta aquela filosofia que fazia Apple ser Apple: “it just works”. Cada lançamento de iOS e tá pior que o anterior.

  21. Acesso Guiado é meu recurso favorito quando tenho que entregar o celular na mão do meu sobrinho pra ver algum vídeo. hahaha

  22. notificações agrupadas seria bem vindo… esses baloes são muito wtf, e o control center mais simples tambem, ta meio estranho nesse iOS11

  23. Só queria atualização na tela de notificações e tela de bloqueio!
    Ah, e melhor possibilidade de organizar a tela de início (mas não tão relevante assim).

  24. Ficaria muito agradecido se vier notificações agrupadas por apps seguido por ordem cronológica e darkmode, mais recursos nos apps nativos pois Calendário, Lembretes e Câmera são apps que possuem potenciais tão grande quanto o Notas. Novidades no FaceTime só será aceitável se ele se tornar multiplataforma junto ao iMessage.

  25. Achei interessante! Ele poderia reiniciar sem autenticação, mas desligar por completo só com Face ID ou Touch ID!

  26. Desejo que nao transforme meu celular num telefone com fio por fuder com a bateria nem por fazer meu telefone travar a cada 10s.

  27. Paulo, é exatamente por conta dos roubos, e acredito nisso com base na minha experiência, sou policial militar (só expus isso pra corroborar com a ideia) e por várias e várias vezes a vítima tem tudo certinho, buscar iPhone ativado, GPS ligado, 3G/4G ativo… mas um minuto após o roubo já se perde o sinal pois ele já sai desligando o celular correndo mesmo… é 100% desligar somente mediante senha? Não, mas daria uns minutos a mais que muitas vezes pode ser crucial pra encontrarmos o aparelho, e (no meu caso melhor ainda) prender o vagabundo, com isso teria que mudar também o acesso à central de controle (não tinha lembrado desse detalhe) @raimedeiros:disqus , tudo são implementações a fim de dificultar a vida do bandido.

  28. A parte de páginas dos apps poderia ser melhorada. Por exemplo poder ir diretamente para uma página qualquer sem passar por todas as intermediárias. E também na busca ter opção de apagar o app ou ir para a página e pasta em que ele está.

  29. Minha listinha:
    1. Possibilidade de acessar Pendrives a partir do app Arquivos (Files);
    2. Personalização das pastas com ícones diferentes no Arquivos;
    3. Criação de smart folders (como já ocorre no macOS);
    4. Aninhamento de Etiquetas (tags) – teria que chegar ao macOS também.

  30. Essa opção de desligar com senha tinha com tweaks do Cydia. Realmente é algo relevante que a Apple não implementou ainda.

  31. Este Dark mode ja existe. Vai em: Ajustes – Geral – Acessibilidade – Adaptações de Tela – Inverter Cores – Ativa a Inversão Inteligente.
    Pronto, voce ja esta com o Dark Mode.

  32. Pois é, sei que no Brasil o roubo é uma preocupação constante.
    Mas ainda seria bem fácil tirar o chip, é só levar um clip no bolso.

    No fim é como você falou, a Apple teria que se dedicar nesse problema, para tentar fechar as brechas que podem ser usadas pelo bandido.

  33. Eu não vejo problema algum em requisitar a senha para desligar o aparelho.

    Somente acredito que não seria suficiente para resolver o problema.

    P.S. Hoje já é bem difícil colocar para funcionar um iPhone roubado (se tiver com senha, iCloud, etc).

  34. Sobre os outros itens:

    2 – Acho que a Apple não pôs no iPhone por achar a tela muito pequena para os gestos. Vale lembrar que já tinha gestos com mais dedos que só funcionam no iPad.

    O USB-C já foi bem discutido e ainda deve demorar até ela usar no iPhone (se algum dia ele for para o iPhone). E a Apple tirou até o extrator da bandeja do cartão SIM da caixa do iPhone X! Duvido que ela inclua qualquer coisa… =

  35. Eu acho que seria melhor que o iPhone só desligasse mesmo via iTunes, fora isso apenas resetasse com senha, mas sem desligar, aí sim!!!

  36. Cara, nem que você quisesse você pode me provar que o Android é melhor que o iOS. No máximo você vai parecer com um monte de números de benchmark e comparação entre uma marca e outra quando na verdade, tem muuuuito mais coisa em jogo do que só hardware. Segura sua onda ai pra não exagerar legal kk

  37. Tua ta falando que uma lista de sugestões onde 75% existe no Android, é melhor que o OS mais flúido do mundo? “mimi mas o android tbm é flúido” Em qual dos milhões de devices que rodam o OS como querem? Pfvr para de analisar benchmark e seja mais crítico, usar a cabeça é de graça.

  38. mimimi usar a cabeça é de graça. Amigão, tenho um nexus 4 aqui que durou muito bem por 5 anos, com desempenho satisfatório. Inclusive, ficou por quase um ano com meu pai até ele comprar outro. Nunca olhei um benchmark na vida. Quem precisa ser mais critico e sair dessa bolha ridicula em que vive é o senhor, usar a cabeça é de graça 😉 .

    “Sistema mais fluido do mundo”, extremamente carente em recursos, e ser mais fluido do mundo está longe de ser verdade. O iOS vem acumulando problema atrás de problema, atualização atrás de atualização. Enquanto isso, o Android evoluiu e continua evoluindo a passos largos.

    Bolha é achar que se analisa um sistema só através de benchmarks, o engraçado é que grande partes dos “12 desejos” dessa lista já existem nativamente no android, e veja só, RODA BEM! Quanto ao iOS ?Se alguma dessas funções forem implementadas, funcionarão só no iPhone mais novo que pouco tem de diferente do anterior.

Deixe uma resposta