O melhor pedaço da Maçã.
OMfotovideocontent / Shutterstock.com
Câmeras traseiras de iPhones

Justiça dos EUA condena dupla por esquema milionário com iPhones falsos

A justiça dos Estados Unidos declarou dois chineses culpados por um esquema fraudulento que consistia no envio de iPhones falsificados à Apple visando receber aparelhos de substituição originais usando a cobertura oferecida pela companhia.

Publicidade

De acordo com um comunicado divulgado hoje, evidências do governo indicam que a dupla atuou entre maio de 2017 e setembro de 2019, recebendo remessas com iPhones falsos de Hong King (China) e os enviando tanto para lojas de varejo quanto para centros de serviço autorizados da Maçã.

Como os aparelhos contavam com números de série e/ou IMEI falsificados, os golpistas acabavam conseguindo enganar a Maçã, que teve um potencial prejuízo de mais de US$3 milhões com os mais de 5 mil aparelhos falsificados enviados pela dupla para reparo.

Para colocar o plano em prática, os dois usaram vários pseudônimos, mas acabaram sendo presos em dezembro de 2019 e deverão cumprir até 20 anos de prisão pelos crimes de conspiração e fraude postal.

Publicidade

Pode ser curioso e surpreendente que a Apple e seus funcionários sejam vítimas desse tipo de fraude — afinal, a empresa sabe até mesmo se os componentes internos dos seus aparelhos entraram em contato com a água —, mas o método não é novo.

Como os golpistas geralmente alegam que o aparelho simplesmente não liga mais (o que impede uma verificação do software), uma análise mais superficial pode simplesmente fazê-lo “passar batido” no processo de cobertura da garantia.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gary Geaves, executivo responsável por AirPods e HomePods, deixará a Apple

Próx. Post

Confira quais poderão ser as dimensões dos novos iPads Air e Pro

Posts Relacionados