Apple lança framework Turi Create no GitHub para desenvolvedores criarem modelos de aprendizado de máquina com facilidade

A compra da Turi pela Apple, há cerca de um ano e meio, acabou provando ser a grande jogada da Maçã na sua aposta em um futuro no qual o aprendizado de máquina será um dos elementos mais importantes de qualquer dispositivo eletrônico ou sistema operacional. Alguns meses depois da aquisição, a startup transformou-se na divisão de inteligência artificial em Cupertino e vem fazendo vários avanços interessantíssimos na área.

Há poucos dias, a Apple publicou no GitHub uma nova framework, batizada de Turi Create, destinada a desenvolvedores que queiram ter um primeiro contato com as tecnologias de aprendizado de máquina da empresa e possam construir modelos de teste de maneira fácil, rápida e flexível. As criações podem ser exportadas para o formato Core ML e inseridas em aplicativos para macOS, iOS, watchOS e tvOS.

Com o Turi Create, desenvolvedores poderão adicionar aos seus aplicativos recursos como recomendações, detecção e reconhecimento de objetos, classificação e similaridade de imagens e outros. A própria Apple incluiu, na documentação do projeto, um exemplo de ferramenta criada com a framework, com apenas algumas linhas de código, que é capaz de identificar objetos. Vejam só:

Turi Create

Como o foco do Turi Create são tarefas, em vez de algoritmos, até mesmo desenvolvedores pouco familiares à área de aprendizado de máquina poderão começar a ter contato com a tecnologia — o que é ótimo tanto para a enorme comunidade de produtores de aplicativos como a própria Apple, que vê sua iniciativa ganhar espaço no mundo da tecnologia.

Boa ideia, não é mesmo?

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários