Diretor de inteligência artificial da Apple revela mais detalhes sobre o sistema de carros autônomos da empresa

Depois de a Apple ter publicado uma pesquisa sobre detecção de objetos 3D para carros autônomos, agora um executivo da empresa revelou mais alguns detalhes sobre o sistema que está sendo desenvolvido para os veículos.

Ruslan Salakhutdinov, diretor de inteligência artificial da Apple, falou um pouco do que está sendo desenvolvido pela empresa durante a conferência de aprendizado de máquina, a NIPS (Neural Information Processing Systems), conforme contou a WIRED.

Um exemplo superbacana citado por ele é a possibilidade de a câmera da empresa já poder identificar objetos nas ruas mesmo que as lentes estejam obstruídas pela chuva — e também identificar pedestres nas calçadas mesmo quando estão parcialmente escondidos atrás de veículos, coisas que, como comentou Salakhutdinov, não seriam possíveis há cinco anos.

Além dessas novidades, o sistema também já consegue tomar decisões de forma dinâmica, como evitar pedestres na rua e também utilizar o “SLAM” (simultaneous localization and mapping, ou localização e mapeamento simultâneos) para melhorar o senso de direção.

O diretor também afirmou que a Apple criaria mapas 3D das cidades, que incluiriam a identificação de semáforos, sinalizações rodoviárias e mais — talvez esses dados estejam sendo recolhidos pelo tal veículo da Apple que anda passeando pelas ruas dos Estados Unidos (e outros países).

Por enquanto, é claro, a Maçã ainda não divulgou o que planeja fazer com o sistema uma vez que ele estiver pronto. Mas mesmo tendo ela afirmado que estaria trabalhando em um *sistema* para carros autônomos, muitos ainda nutrem a esperança de que isso seja apenas uma porta de entrada para o desenvolvimento de um hardware, ou seja, um carro completamente criado Apple.

Como sempre, nos resta esperar.

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários