Agora é possível seguir hashtags no Instagram; rede poderá exibir curtidas dos seus amigos e transformar o Direct num app separado

A este ponto acho que nós podemos praticamente oficializar uma coluna semanal com novidades do Instagram, já que a rede social de fotos e vídeos do Facebook tem apresentado novos recursos fielmente a cada sete dias (basta ver os últimos posts — 1, 2, 3 — que fizemos cobrindo a plataforma).

Eu, como usuário da rede, não posso deixar de temer o prospecto de para onde toda essa vontade de inovar nos levará, mas o fato é que os desenvolvedores em Menlo Park estão a todo vapor bolando novidades para a plataforma e hoje não é diferente. Em um post no seu blog oficial, o Instagram anunciou que, a partir de agora, usuários poderão seguir #hashtags da mesma forma que seguem outros usuários.

O funcionamento é exatamente como você espera: ao procurar por hashtags na rede, como #cachorro ou #muralMM, um botão de “Seguir” será exibido. A partir daí, publicações selecionadas com essas marcações aparecerão no seu feed e também nas histórias. Os temas que você segue também aparecerão na lista “seguindo” que pode ser acessada no seu perfil — ou seja, seus amigos poderão ver os temas que você acompanha, então nada de selecionar hashtags… comprometedoras.

Claro que existe aqui uma boa dose de reconhecimento e filtragem de conteúdo, afinal, na teoria um usuário mal-intencionado (ou sem noção) pode marcar uma hashtag aleatória numa foto sem nada a ver com o tema. O Instagram afirma que apenas publicações relevantes, recentes e de qualidade aparecerão no seu feed, e, de qualquer forma, um botão de downvote será disponibilizado para que os usuários marquem fotos ou vídeos que não tenham gostado dentro daquele tema.

O novo recurso já está disponível na mais recente atualização do Instagram para iOS e Android. E aí, curtiu?

·   •   ·

Mudando das novidades concretas para testes que estão sendo feitos pela equipe do Instagram e que podem ou não tornar-se realidade num futuro próximo, temos duas notícias que podem agradar ou desagradar muitos de vocês.

A primeira possibilidade, como afirmou o The Verge, é a de o Instagram transformar sua seção de mensagens diretas — o chamado Direct — num aplicativo separado. A movimentação seguiria a do Facebook, que foi separando progressivamente o seu Messenger do aplicativo principal até que os dois não têm mais nada em comum.

Aplicativo Direct, do Instagram

O app Direct — que já está começando a ser disponibilizado em fase de testes em seis países, incluindo Portugal — assemelha-se ao Snapchat no sentido de ter uma câmera como tela principal; à esquerda, ficam os usuários que você segue e, à direita, as conversas. Todos os filtros, adesivos e recursos do aplicativo principal do Instagram estão disponíveis aqui, também. Apesar de já existir, não há nenhuma confirmação oficial do Facebook se o aplicativo será lançado globalmente — teremos que aguardar para ver.

A segunda (possível) novidade é a adição no seu feed de publicações curtidas por seus amigos. A seção, denominada “recommended for you” (recomendado para você), misturar-se-á às fotos e aos vídeos normais publicadas pelos usuários (e hashtags) que você segue e será baseada em algoritmos que identificarão conteúdos curtidos por seus contatos que podem lhe interessar.

Nova seção "recomendado para você", do Instagram
Imagem: The Verge

Claro que sempre foi possível ver posts que seus amigos curtiram pela aba “Seguindo” do menu de notificações, mas daí a colocar essas publicações no seu feed principal já é uma mudança para lá de drástica (e que está revoltando muita gente por aí). Veremos se o Instagram seguirá com a ideia ou vai descartá-la.


Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 103.0 (179.6 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via TechCrunch; The Verge

Posts relacionados

Comentários