O melhor pedaço da Maçã.

Marca de roupas chinesa processa Apple afirmando que novo logo da App Store é uma cópia

Semelhança entre o ícone da App Store e o logo da marca de roupas chinesa Kon

Processos julgando um suposto roubo de propriedade intelectual envolvendo a Apple e uma empresa chinesa são mais velhos e comuns que andar pra frente, mas geralmente nós vemos a Maçã no banco da acusação — e não no dos réus, que é o caso de hoje.

Publicidade

A marca de roupas chinesa Kon, fundada em 2009, entrou com um processo contra a Apple afirmando que a gigante de Cupertino roubou o seu logo com a estreia da nova App Store — como bem se sabe, o iOS 11 trouxe uma loja de aplicativos totalmente renovada e com um novo ícone, mais abstrato e minimalista. O problema é que as duas marcas — a da App Store e a da Kon — realmente se parecem bastante. Deem uma olhada:

Semelhança entre o ícone da App Store e o logo da marca de roupas chinesa Kon

Tirando as diferenças de cores e de abordagem (o logo da Kon é constituído somente de linhas retas e superfícies duras, enquanto a Apple adotou um visual mais curvilíneo e com sombras), é inegável que há uma semelhança bastante evidente aqui. A Kon afirma que o triângulo da sua marca representa os “ossos de um esqueleto que simbolizam o poder sobre a morte” — o que não faz sentido nenhum, mas não é a pseudofilosofia que está em jogo aqui, não é mesmo?

Publicidade

A ação será julgada pelo Tribunal de Pequim nas próximas semanas, com base na lei chinesa de direitos autorais. A Kon exige que a Apple faça uma retratação pública pela suposta cópia e pague os danos trazidos pela ação, mas teremos que esperar para ver o fim dessa história.

O que vocês acham? Foi uma cópia na cara dura, inspiração um pouco acima do aceitável ou uma mera coincidência? Deixem seus palpites logo abaixo.

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Plex lança seu projeto de player de músicas para macOS e Windows com o Plexamp

Próx. Post

Apple anuncia nova loja “flagship global” em Melbourne, Austrália, para 2020; será na Federation Square

Posts Relacionados