Tem novos jailbreaks na área, pro iOS 11.0-11.1.2 e pro tvOS 11.0-11.1!

Há quem ache que o jailbreak já morreu e, de fato, estamos vendo claros indícios da sua despencada em popularidade. Mas a coisa voltou a ficar movimentada recentemente e já até saiu um novo JailbreakMe para iGadgets de 32 bits rodando o iOS 9.1-9.3.4.

De ontem para hoje, pintaram por aí novas soluções bem quentes para quem está com saudades do Cydia.

LiberiOS

Este é um novo jailbreak semi-tethered para iPads, iPhones e iPods touch (qualquer geração, mesmo de 64 bits) rodando o iOS 11.0-11.1.2. Pois é: quem já atualizou por iOS 11.2-11.2.1 não tem mais o que fazer, já que a Apple deixou de assinar as versões anteriores (ou seja, não é possível fazer downgrade).

A maioria dos dispositivos já é suportada, mas certos modelos ainda não. Se o seu não é um dos mais recentes/populares, o ideal é aguardar alguns dias antes de experimentar a solução.

Aliás, eu diria ser ideal é esperar em qualquer caso, já que nem o Cydia ainda está prontinho para ele — o hacker/desenvolvedor Jay “Saurik” Freeman já está trabalhando nisso. Esta é uma versão bem preliminar ainda, pros realmente aventureiros.

Mas vejam só, de cara, uma das possibilidades:

LiberTV

Depois de anos de espera, finalmente há um novo jailbreak para Apple TVs! Esse é para o tvOS 11.0-11.1 e roda tanto em modelos de quarta quanto de quinta geração (aka Apple TV 4K).

A instalação, contudo, requer sideloading — ou seja, você precisará usar o Xcode e conectar a Apple TV ao Mac para instalar o arquivo IPA do jailbreak nela e aí iniciar o processo de fato.

Da mesma forma, não esperem um Cydia pro tvOS ainda.

h3lix

O responsável deste jailbreak semi-tethered não é o mesmo dos dois primeiros, como o seu nome já indica. Mas ele pode ter lá a sua utilidade.

Trata-se de uma solução similar ao JailbreakMe, para iGadgets de 32 bits, só que neste caso rodando o iOS 10.x.

O legal disso é que iPhones 5/5c e iPads de quarta geração, que não conseguem ser atualizados pro iOS 11, podem agora tornar-se jailbroken para sempre.

·   •   ·

Eu propositadamente não entrei em muitos detalhes técnicos sobre nenhuma das soluções apresentadas acima e usei alguns termos técnicos que podem assustar o público em geral. E é essa, a intenção.

Todos esses jailbreaks ainda estão quentinhos, saindo do forno, e recheados de problemas. Portanto, se você aí tem realmente interesse nisso, aguarde alguns dias (ou, preferencialmente, semanas) antes de prosseguir se não quiser enfrentar algumas boas dores de cabeça logo de cara.

À galera aventureira que for arriscar, comentem abaixo suas experiências e compartilhem dicas com o pessoal!

Posts relacionados

Comentários