Entusiasmo de desenvolvedores com o ARKit está menor que o esperado, mostra pesquisa

Não é raro vermos a Apple altamente entusiasmada com o ARKit, promovendo criações impressionantes de desenvolvedores disponíveis na App Store, ou especialistas em tecnologia afirmando que realidade aumentada é “a próxima grande coisa” que as empresas devem buscar se quiserem manter-se relevantes no mercado.

Entretanto, se essa pesquisa da Apptopia tem algo a dizer, é que talvez nós tenhamos nos precipitado um pouco ao afirmar que a adoção da tecnologia — na seara da Apple, ao menos — tem sido vertiginosa.

Pesquisa da Apptopia sobre apps com ARKit

Deem uma olhada no gráfico acima, que mostra a quantidade de aplicativos introduzidos na App Store que tiram proveito do ARKit ou atualizações de apps existentes que incluem suporte à plataforma, mês a mês, desde setembro — quando a API1 foi liberada para os desenvolvedores. No mês inicial, foram 300 novos apps/updates na loja; este número caiu para cerca de 200 em outubro e mais ainda, para algo em torno de 150, em novembro. Só em dezembro o índice subiu um pouco e ficou na casa dos 170.

Se essa informação nos diz algo, é que os desenvolvedores que queriam tirar proveito do ARKit nos seus aplicativos fizeram isso principalmente nas suas primeiras semanas de disponibilidade; agora, o interesse está caindo, já que aqueles que pretendiam utilizá-lo já o fizeram. No total, a Apptopia estima que cerca de 1.000 aplicativos na App Store usam a plataforma de realidade aumentada da Maçã — um número quase desprezível considerando o total de mais de 2.000.000 de apps na loja como um todo.

Neste universo de cerca de 1.000 apps, a Apptopia separou também as categorias, revelando que a maioria deles (cerca de 30%) são Jogos; em seguida (24,3%) temos a categoria Outros; 13,2% dos aplicativos são de Entretenimento, enquanto 11,9% deles são Utilitários; fatias menores têm as categorias de Educação, Foto & Vídeo e Estilo de Vida.

Pesquisa da Apptopia sobre apps com ARKit

Claro que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa sobre a plataforma mas, de qualquer forma, é bom não ignorar esses números — afinal, o ARKit é uma grande aposta da Apple e, se a ideia não vingar, cabeças podem rolar dentro de Cupertino. O que vocês acham?

via 9to5Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários