O melhor pedaço da Maçã.

Novos fones da Sony chegam como grande ameaça aos AirPods Pro

Eles vêm com novo processador, suporte a lossless, “Speak-to-Chat” e mais

Há dois anos, pouco meses antes de a Apple lançar os AirPods Pro, a Sony apresentou os fones WF-1000XM3. Uma das grandes novidades dessa geração foi um novo chip, o QN1e, que surpreendeu a todos e estabeleceu um novo patamar para cancelamento ativo de ruídos.

Publicidade

Pois hoje, a gigante japonesa deu mais um passo e anunciou o WF-1000XM4. De acordo com a empresa, os novíssimos fones foram criados para se ajustarem a todos os ouvidos e oferecem uma experiência personalizada que se adequa a todas as situações.

Como já sabemos, a Sony é considerada uma das melhores do mundo quando se trata de cancelamento ativo de ruídos e, nessa versão, o recurso está ainda melhor — ao menos é o que diz a empresa. Tudo graças ao recém-chegado processador V1, que leva ainda mais longe o desempenho do aclamado chip QN1e.

E não apenas isso: a companhia também implementou a tecnologia System on Chip, que proporciona o mais alto nível de cancelamento de ruído da indústria, gastando menos energia que as versões anteriores.

Publicidade

Uma das grandes novidades está nas novas pontas do WF-1000XM4, que agora são produzidas em um exclusivo material em espuma de poliuretano, tornando-as macias e elásticas. Com isso, os novos fones não deixam espaços abertos quando estão no ouvido e proporcionam um melhor isolamento acústico, reduzindo o ruído e melhorando a estabilidade.

YouTube video

De acordo com a Sony, mesmo em dias com muito vento, usuários continuarão imersos no som que estiverem ouvindo. O modo automático de redução ativa de ruído detectará o vento e neutralizará automaticamente o som.

O Speak-to-Chat (Fale para Conversar) também aterrissou nos WF-1000XM4. O recurso foi apresentado inicialmente nos WH-1000XM4 – um dos fones mais caros da empresa, que avaliamos aqui em vídeo.

Publicidade

Com essa função, a música é pausada automaticamente sempre que detectarem que o usuário está falando, possibilitando uma conversa sem ser preciso remover os fones ou pausar a música. Mas nem tudo são flores, pois o Speak-to-Chat ainda não consegue diferenciar quando o usuário está falando ou cantando, ainda que isso possa ser facilmente desativado.

O som em chamadas também foi melhorado, afirmou a Sony. Agora, os fones contam com a tecnologia Precise Voice Pickup, que, aliada aos microfones e um sensor de condução óssea, permite uma maior clareza da voz mesmo em ambientes com muito ruído.

Isso sem contar com o suporte a áudio sem perdas (lossless), graças à LDAC, tecnologia de codificação de áudio da Sony, amplamente adotada pela indústria. Nós, inclusive, detalhamos como funcionam esses codecs e num artigo especial sobre áudio lossless. Em teoria não há como transmitir áudio realmente sem perdas via Bluetooth, mas…

Publicidade

O processador V1 também otimiza a qualidade do som e reduz a distorção, possibilitando o processamento do codec LDAC e a tecnologia DSEE Extreme (Digital Sound Enhancement Engine), que restaura a alta qualidade perdida na compressão, proporcionando uma melhor experiência de som.

A Sony promete uma autonomia de 8 horas com cancelamento ativo de ruídos ligado (e 12 horas com o recurso desligado). Há também o suporte ao Fast Pair, do Google, que permite um rápido emparelhamento com dispositivos Android; certificação IPX4, com resistência a água e suor; suporte ao Google Assistente e à Alexa; 360 Reality Audio (tipo o Áudio Espacial da Sony) e mais!

Os fones já estão disponíveis para compra no site da empresa e em breve na Amazon americana por US$280 — US$30 mais caros que os AirPods Pro nos Estados Unidos.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter permitirá que usuários alterem configuração de tweet após publicado

Próx. Post

Apple atualiza mais uma vez o firmware dos AirPods Max

Posts Relacionados