O melhor pedaço da Maçã.

Novo chipset da Intel permite transmissão de vídeo 8K sem compressão; empresa anuncia as primeiras CPUs com gráficos AMD

Thunderbolt 3

A Intel também já entrou na onda da Consumer Electronics Show (CES) 2018 e anunciou algumas das novidades que exibirá a partir de hoje na maior feira de eletrônicos e tecnologia do mundo, em Las Vegas (Nevada, EUA).

Publicidade

Talvez a mais interessante das notícias saídas da maior empresa de processadores do mundo seja o “Titan Ridge”, um novo chipset a equipar determinadas futuras CPUs1Central processing units, ou unidades centrais de processamento. da empresa que expande significativamente as possibilidades de conexões das máquinas em que eles estarão equipados. Mais precisamente, a interface Thunderbolt 3 ganhará um belo salto quando o novo chipset começar a ser implementado.

Por que? Bom, para início de conversa, o “Titan Ridge” apresenta suporte à interface DisplayPort 1.4, contra a versão 1.2 trazida pelo atual “Alpine Ridge”; com isso, será possível conectar o seu (futuro) computador a um monitor externo 8K e exibir imagens não-comprimidas a 30Hz — e é possível subir essa taxa para 60Hz, mas com a compressão de imagens ativada.

Como a largura de banda da interface continua em 40Gbps, entretanto, ainda não será possível conectar o seu computador a dois monitores 5K simultaneamente. É bom notar, também, que apenas computadores com GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. discretas desfrutarão dessas novidades; máquinas com placas gráficas integradas permanecerão presas à versão 1.2 da interface.

Uma outra versão do chipset é destinada a periféricos e também trará as mesmas compatibilidades dos modelos para CPUs. Um dos benefícios do “Titan Ridge” em acessórios como soluções de armazenamento externo é a possibilidade de conectar o equipamento a um computador por uma porta USB-C (que não seja Thunderbolt 3) e poder trabalhar com as velocidades menores oferecidas por essa interface; com os chipsets “Alpine Ridge”, essa conexão nunca seria possível.

Publicidade

Ainda não foram divulgadas informações relativas ao preço ou à disponibilidade do chipset; o que sabemos é que nenhum dos computadores da Apple até o momento — nem o novíssimo iMac Pro — vem equipado com ele. Talvez num futuro próximo?

·   •   ·

Publicidade

Falando ainda da Intel, a empresa anunciou anteontem também os primeiros modelos de processadores com soluções gráficas integradas da AMD, como já cobrimos neste artigo.

Os processadores Core de oitava geração com GPUs Radeon Vega dividem-se pela classificação dos chips da Intel (i5 e i7) e também pelo tipo de placa gráfica incorporada a cada um deles (RX Vega M GL, opção intermediária, e RX Vega M GH, mais robusta). Assim, a lista dos primeiros processadores com tecnologia da AMD embarcada fica da seguinte forma:

Oitava geração de processadores Intel Core com soluções gráficas da AMD

Os novos processadores começarão a surgir nos lançamentos do mundo dos computadores e também serão disponibilizados para venda de forma avulsa ainda neste trimestre, por preços ainda não divulgados.

via AppleInsider, The Next Web

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing units, ou unidades centrais de processamento.
  • 2
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: RollerCoaster Tycoon 3 Platinum, Pattern, Pikka e mais!

Próx. Post

Pabllo Vittar estrela o primeiro documentário brasileiro do Apple Music

Posts Relacionados