O melhor pedaço da Maçã.

Farrago: conheça o novo app de soundboard para Mac, da Rogue Amoeba

Farrago

Rogue Amoeba, a empresa criadora de ótimas soluções de áudio, está lançando mais uma opção incrível para quem trabalha na área ou está apenas se aventurando na manipulação de sons.

Publicidade

Depois de atualizar o app Fission, agora eles anunciaram o lançamento de uma solução simples e útil para facilitar o trabalho de podcasters, radialistas e outros da área: conheça o aplicativo Farrago.

Farrago

Quem trabalha com podcasts, gravação em rádio ou passa por outras situações nas quais seria muito útil o uso de vários efeitos de áudio de acesso rápido (como apresentações, no teatro para alguns efeitos sonoros, entre outras coisas), é um pouco difícil achar uma boa solução.

Publicidade

Existem por aí diversos aplicativos do gênero para iPads — incluindo uma parte própria para isso no GarageBand — pois é fácil manusear diversos sons com uma tela sensível ao toque. A realidade, entretanto, é diferente quando se trata de Macs. Apesar de existirem algumas opções na Mac App Store, eu percebi que a usabilidade e a interface não parecem ser tão atrativos quanto se gostaria.

No app Farrago, o design é totalmente compatível com as últimas versões do macOS, com um visual bastante clean e todas as opções bastante à vista/fáceis de ser encontradas. Além disso, qualquer leigo ou iniciante no app consegue entender rapidamente o seu funcionamento e os seus recursos.

Na “mesa” principal, você tem acesso a vários sons, efeitos sonoros, música ou qualquer tipo de áudio que queira adicionar para utilizar. Nas faixas de exemplo, elas já estão coloridas em um esquema diferente, mas você pode modificar a cor quando quiser na aba “Inspector” — é nela que você vê todas as opções relacionadas a um som, como volume, cor, nota, duração de fade in e fade out e mais.

Farrago

Clicando duas vezes sobre o som, você consegue ouví-lo e pode pará-lo a qualquer momento com outros dois cliques sobre ele (ou pelo botão de play/pause no Inspector). Como a intenção primária do app é reproduzir um som em uma hora exata e instantaneamente, são usados atalhos do teclado para essa função: basta você arrastar o som para qualquer área da mesa para ver as teclas que poderão ser usadas para reproduzir e dar pause em algum áudio.

Publicidade

Em uma aba no canto direito, você também pode ver uma lista de vários sets, isto é, pode preparar uma soundboard com áudios diferentes para diversos contextos que quiser utilizar, o que evita ter que montar e desmontar um esquema de sons toda hora; quando precisar, basta selecionar outro set.

Publicidade

Adicionar um novo som é realmente muito fácil: você pode clicar em “Add Sound” e procurar no seu Mac o áudio, ou pode apenas arrastá-lo do Finder para o app que ele é adicionado automaticamente. E se o áudio for muito grande, você pode — também no Inspector — delimitar a área do som que quer usar, podendo modificar isso sempre que quiser, sem precisar utilizar outros aplicativos para cortar ou remendar os áudios. Outra facilidade do app é selecionar um som (ou vários de uma vez) e, com o atalho C e V, é possível copiar e colar para duplicar — assim como utilizar o Delete para excluir.

Se você já utiliza outras soluções da Rogue Amoeba, como o Loopback, pode usufruir de uma configuração bastante simples para utilizar todos os apps necessários em sua produção.

Gostaria de testar o Farrago? Você pode: baixe neste link [ZIP] a versão de testes (com chiados) ou compre diretamente pelo site com promoção de lançamento por US$40 (logo, o preço aumentará para US$50).

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple repete a dose e cria comercial para o Carnaval 2018!

Próx. Post

Safari 11.1, disponível no iOS 11.3 e no macOS High Sierra 10.13.4, trará novidades importantes

Posts Relacionados