O melhor pedaço da Maçã.

Novo chip Bluetooth da Qualcomm promete até 12 horas de reprodução para fones sem fio

Conceito de fones sem fio usando o novo chip Bluetooth da Qualcomm
Conceito de fones sem fio usando o novo chip Bluetooth da Qualcomm

A Qualcomm, outrora amiga da Apple e agora ferrenha inimiga nos tribunais mundiais, apresentou nesta semana um novo chip Bluetooth que, de acordo com eles, resolverá dois dos principais problemas encontrados em dispositivos dotados da tecnologia hoje em dia: melhor conexão em áreas com muitos sinais e desempenho de bateria.

Publicidade

Quem explicou tudo foi Anthony Murray, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de voz e música da Qualcomm. Segundo ele, o novo SoC1System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip. QCC5100 reduz o consumo de energia em 65%. A consequência disso? Fones de ouvido com quase três vezes o tempo de reprodução em comparação com fones atuais, podendo chegar a até 12 horas!

Ainda segundo Murray, o novo chip tem uma potência de transmissão significativamente melhor, o que deve reduzir o número de vezes que os fones são cortados quando você está em ambientes com muitos sinais (metrô lotado, aeroportos, etc.). Além disso, ele tem o dobro da capacidade de processamento da geração passada. Na prática, isso significa que o chip é capaz de fornecer um cancelamento de ruído muito mais robusto, além de poder realizar coisas muito bem-vindas como, por exemplo, escutar que um anúncio importante está sendo feito no alto-falante do aeroporto e diminuir o volume da música para que você não perca a informação. Sem falar, é claro, nas capacidades biométricas (como por exemplo, frequência cardíaca).

O QCC5100 suporta o Bluetooth 5, anunciado em 2016 e já presente nos aparelhos topo-de-linha do mercado, como o iPhone X e o Galaxy S8.

Publicidade

Ainda não existem fones de ouvido no mercado equipados com o chip, mas será questão de tempo até os primeiros aparecerem — ainda neste ano, provavelmente no terceiro trimestre. Veremos se a Apple conseguirá responder a altura com a sua nova geração do chip que equipa os AirPods e alguns fones sem fio da Beats, o W1.

via Gizmodo

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CES 2018: Hyper apresenta um hub USB-C com carregador sem fio integrado

Próx. Post

CES 2018: que tal um teclado de alumínio completo, com fio e iluminação RGB para seu Mac? Sim, ele existe!

Posts Relacionados