O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa: modelos de 2017 representaram 61% das vendas de iPhones no último trimestre, nos EUA (e o iPhone 8 vendeu mais)

Galeria dos iPhones 8 Plus

Na semana passada, falamos aqui sobre uma pesquisa da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) que pintava o cenário das vendas de iPhones nos EUA de uma forma bastante positiva em relação à concorrência. Agora, a mesma firma está liberando um outro estudo; este, porém, dedicado a analisar somente os iPhones e a diferença da popularidade dos seus diferentes modelos no mercado americano, no quarto trimestre de 2017.

Publicidade

De acordo com a CIRP, os modelos de iPhone lançados em 2017 — iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus — constituíram 61% dos smartphones da Apple vendidos no período, uma fatia menor que a dos iPhones 7 e 7 Plus no quarto trimestre de 2016 (naquela época, os dois então novos aparelhos ficaram com 72%). Ou seja, o interesse pelos novos modelos foi um pouco menor desta vez — ou talvez as versões antigas continuem com um bom apelo aos olhos dos consumidores.

Pesquisa da CIRP sobre vendas de iPhones nos EUA no quarto trimestre de 2017

Entre outubro e dezembro de 2017, considerando o universo de iPhones vendidos nos Estados Unidos, 24% deles foram iPhones 8, enquanto 17% foram iPhones 8 Plus e 20% foram iPhones X. Claro, é importante considerar que o modelo mais caro foi lançado mais de um mês depois dos seus irmãos mais modestos; ainda assim, a pesquisa mostra que os consumidores ainda estão preferindo investir seu rico dinheirinho nos modelos mais tradicionais.

Publicidade

Outro dado que chama a atenção é a contínua popularidade do iPhone SE, que teve uma fatia de mercado maior no quarto trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016 — se isso quer dizer algo, é que ainda tem muita gente interessada em modelos de smartphone menores e mais discretos, ainda que os com telas grandes progressivamente tornem-se a norma.

Com tudo isso em mente, o cofundador da CIRP, Josh Lowitz, afirmou ao MacRumors que é difícil fazer uma comparação extremamente precisa do desempenho comercial dos modelos de iPhones se formos adotar uma perspectiva ano-a-ano:

Comparações com lançamentos anteriores são no mínimo complicadas. Primeiramente, o iPhone X não estava disponível no trimestre inteiro. O catálogo de versões da Apple está ainda mais dividido, considerando que agora eles vendem oito modelos de iPhone, a maior quantidade já vista. E a Apple lançou os novos aparelhos num cronograma diferente, anunciando três modelos de uma vez, mas atrasando o lançamento do mais avançado e caro, o iPhone X, por cinco semanas após a chegada do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus.

Portanto, será possível ter uma ideia melhor dessa distribuição (e de quem saiu vitorioso) a partir dos próximos trimestres. Palpites?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone X não será mantido à venda como opção mais em conta quando seu sucessor for lançado, diz analista

Próx. Post

Apple Music for Artists traz painel recheado de informações e análises demográficas da plataforma para artistas

Posts Relacionados