A menos que isso seja um problema temporário na App Store, a Apple pode ter alterado uma política da loja que não agradará nem um pouco desenvolvedores — inclusive os brasileiros, que costumam nos ceder códigos promocionais de seus aplicativos para divulgação, mas buscam com isso o feedback de usuários.
Pelo jeito, a Apple não mais permite que reviews sejam postados a partir de apps obtidos por meio de promo codes:
Para ter esse “benefício”, o usuário precisa agora comprar o aplicativo normalmente — o que é até estranho, porque se você já obteve algum através de promoções e tenta comprar de novo, o iTunes avisa que você já o possui na sua conta e simplesmente refaz o download, sem cobrança adicional. Ou seja, quem ganha um promo code não tem direito a fazer um review do app, de jeito nenhum?! Estranho.
Um email do suporte da Apple supostamente obtido por um membro dos fóruns do Touch Arcade confirma a mudança:
I am sorry to inform that it is no longer possible to rate or review an app if it was downloaded using a developer’s promotional code.
Para blogueiros/membros da imprensa que recebem códigos para teste de aplicativos, isso pouco faz diferença. Se for para punir desenvolvedores que querem subir nos rankings/classificações desta forma (o que já está mais difícil hoje em dia, de qualquer forma), a medida é mais do que válida; o chato é que ela prejudica muita gente que fazia bom uso do recurso.
Pena.
[via MacStories]