O melhor pedaço da Maçã.

Designer imagina modo paisagem pra tela de Início do iPhone

Muitos nem devem se lembrar, mas houve uma época em que era possível interagir com a tela de Início do iOS com o iPhone em modo paisagem (horizontal). Esse recurso, introduzido pela Apple em 2014 com o iOS 8, sempre foi exclusivo dos modelos Plus, mas acabou sendo deixado de lado com a chegada dos aparelhos equipados com os sensores do Face ID.

Publicidade

Por mais mais que a tela de Início em modo paisagem não fosse um recurso exatamente popular, ela tinha a sua utilidade. Aplicativos como o Calendário e o Lembretes, por exemplo, abriam com uma coluna lateral extra que exibia um número maior de informações sempre que o usuário os acessava com o iPhone na horizontal.

Um novo conceito desenvolvido pelo designer Basic Apple Guy, por sua vez, imagina como a tela de Início em modo paisagem seria se ela ainda fosse suportada nos iPhones mais recentes, os quais contam com displays bem mais espaçosos que os antigos modelos Plus com o clássico botão de Início. Como é possível notar, sua adição ainda seria possível mesmo com a chegada no notch e da Ilha Dinâmica (Dynamic Island).

A interpretação do designer para o modo paisagem inclui seis colunas de apps com quatro itens cada. Além disso, ela também traz suporte a widgets, que se reorganizariam automaticamente na tela sempre que o usuário virasse o iPhone — tal como já acontece no iPadOS.

Publicidade

A Dynamic Island continuaria no mesmo lugar de sempre, escondendo a câmera e os sensores do Face ID. Em vez de se expandir mais para o centro da tela, entretanto, ela seria exibida mais para baixo, para torná-la mais acessível aos dedos. A barra de status, por sua vez, foi levada para a lateral do aparelho, com o relógio posicionado no lado esquerdo e os ícones da Central de Controle, no lado direito.

Essa “nova” visualização, contudo, não serviria apenas para interagir com a tela de Início de um jeito diferente, mas também para outros recursos de multitarefa. Como é possível ver na imagem acima, o designer também imaginou o modo paisagem sendo usado para rodar dois apps lado a lado, em modo Split View. Assim como no iPad, seria possível escolher em que lado da tela os aplicativos deveriam ser abertos.

E você, sente falta de um modo paisagem no iPhone? Comente!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: “Ted Lasso” foi a série mais vista no Brasil em abril; “Ghosted” quebra recorde nos EUA

Próx. Post

Apple Arcade ganha 20 novos jogos e comercial inédito

Posts Relacionados