O melhor pedaço da Maçã.
Bloomberg
Craig Federighi em evento da Apple

O que virá no iOS 12/13 e como a Apple pretende melhorar a qualidade dos seus softwares

No fim do mês passado, ficamos sabendo da possibilidade de a Apple postergar as grandes novidades em sistemas operacionais para 2019 e, neste ano, se focar principalmente em melhorias de segurança e qualidade.

Publicidade

Pois agora a Bloomberg trouxe uma luz a essa questão, detalhando mais sobre como a Maçã melhorará os seus sistemas e o que se espera tanto para o iOS 12 quanto para o iOS 13.

Mudança de estratégia

A publicação conta que Craig Federighi, chefão de software da Apple, teria apresentado uma nova estratégia para a sua equipe no mês passado, de maneira que “tenham mais tempo para trabalhar em novos recursos e se concentrar em refinamentos sem se preocuparem com uma lista de novos recursos a serem atualizados anualmente, simplesmente para que a empresa possa promover um enorme salto ano-a-ano”. Isso, de fato, mudaria a cultura inteira da empresa.

Fato é que temos visto vários recursos prometidos sequer chegando para usuários ou então chegando com muitos bugs. A mudança de estratégia basicamente é uma maneira de a Apple admitir que o seu cronograma de atualizações anual não está sendo benéfico para a empresa, algo que muitos de nós já tínhamos percebido e comentado.

Novidades do iOS 12 — e do macOS 10.14

Nós, usuários, já veremos os impactos dessa nova estratégia neste ano, com o iOS 12, que circula internamente com o codinome “Peace” (“Paz” — nome bem propício para essa nova fase, não?).

Publicidade

De acordo com Mark Gurman, autor do texto, podemos esperar novidades para os Animojis (que terão novos personagens) e um menu de navegação aprimorado. Os Animojis, aliás, chegariam também aos iPads — isto é, em um novo modelo que já foi rumorado e que supostamente virá com a câmera frontal TrueDepth (Face ID).

Animoji

Além disso, os bichinhos animados poderiam ser utilizados em chamadas do FaceTime que, por sua vez, também traria novidades como chamadas em grupo (talvez esse recurso não chegue exatamente neste ano).

Publicidade

Para 2018, também veríamos novidades no aplicativo nativo Bolsa (Stocks), uma versão atualizada do “Não Perturbe” (que daria mais opções de personalização aos usuários, como rejeitar algumas chamadas e silenciar determinadas notificações), aprimoramentos na integração da Siri com pesquisa do iPhone, um novo design/interface para importar fotos para um iPad de qualquer lugar e também a possibilidade de várias pessoas jogarem juntas um mesmo jogo de realidade aumentada.

De todas as novidades, porém, a mais desejada — pelo menos para desenvolvedores — seria a possibilidade de fazer com que um único aplicativo funcione tanto em iPhones/iPads quanto em Macs. O macOS também teria que passar por uma transformação. E a versão 10.14, chamanda internamente de “Liberty” (“Liberdade”), foca exatamente nisso. Assim, a Apple poderia levar alguns apps que hoje só estão no iOS para o macOS, como o Casa (Home), o Podcasts e outros. Entre os recursos que já foram até anunciados por aí, estão também uma ferramenta para que pais saibam quanto tempo os seus filhos estão utilizando o iPhone/iPad.

Novidades do iOS 13

O que sabemos até agora é que as atualizações mais importantes ficariam para 2019. Entretanto, por estar um pouco mais longe, pouco se sabe quais de fato serão os recursos implementados no sistema. Ainda assim, fontes afirmam que o plano da Apple seria apresentar alguns recursos para o Apple Pencil e também para o aplicativo Mail, que suportaria silenciar notificações de conversas específicas.

Publicidade

Já no iPad, seria possível executar várias janelas em um aplicativo (como as abas de um navegador) — como já acontece no Mac — e, também ter, lado a lado, duas janelas de um mesmo aplicativo.

·   •   ·

Como será que essa nova estratégia impactará nos números de atualizações do iOS? Será que usuários ficarão satisfeitos com essa nova política de upgrades?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Falta pouco: vídeo mostra como estão as obras no Apple Park

Próx. Post

Empresa desmonta o HomePod e nos mostra como é o alto-falante da Apple por dentro [atualizado: vídeo]

Posts Relacionados