O melhor pedaço da Maçã.

Samsung apresenta o SSD de maior capacidade do mundo, com 30TB(!) de espaço

SSD da Samsung de 30TB

Entra ano, sai ano, e a Lei de Moore continua atuando sobre vários aspectos dos componentes eletrônicos. Há pouco mais de um ano, a Samsung bateu um recorde com o SSD de maior capacidade do mundo, de 15TB. Agora, a sul-coreana está batendo (ou melhor, dobrando!) o seu próprio feito, com um novo drive de estado sólido capaz de carregar até 30 terabytes(!) de informação digital.

Publicidade

O componente, oficialmente batizado PM1643, tem uma capacidade oficial de 30,72TB e vem no padrão de 2,5 polegadas — ou seja, teoricamente você pode equipar o seu computador com o bichinho, embora essa não seja a intenção da Samsung: o drive é direcionado para o mercado empresarial e certamente terá como destino principal grandes empresas que desejem soluções mais rápidas para o armazenamento de seus bancos de dados. (Imagino que o preço seja bem empresarial, também.)

SSD da Samsung de 30TB

Falando em rapidez, é bom notar que o SSD tem uma performance duas vezes mais rápida em relação ao antigo dono da coroa: as velocidades de leitura e gravação sequenciais atingem, respectivamente, 2.100MB/s e 1.700MB/s — cerca de três vezes mais rápido que um drive de estado sólido comum.

Publicidade

O PM1643, como eu disse, (ainda) não estará disponível diretamente para os consumidores, e seu preço e disponibilidade não foram revelados. De fato, a melhor coisa que podemos tirar dessa notícia é a perspectiva de SSDs mais baratos — afinal, conforme novas barreiras vão sendo quebradas, o custo de produção (e venda) dos componentes vai caindo. Assim, esperamos que logo a tecnologia dos drives de estado sólido esteja mais acessível a todos.

De qualquer forma, não custa sonhar com uma pecinha desse tamanho capaz de armazenar 5.700 filmes em HD, não é verdade? 😛

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teclado Swype é descontinuado pela Nuance e já está fora da App Store

Próx. Post

Vídeo: libere facilmente espaço no seu iPhone

Posts Relacionados