API de gráficos 3D Vulkan chega ao macOS/iOS prometendo performance aprimorada em jogos e apps

O Khronos Group (consórcio que se dedica à criação de padrões abertos para a indústria de gráficos) anunciou hoje uma novidade que poderá fazer o dia de usuários e desenvolvedores do ecossistema da Apple ao redor do mundo.

A partir de agora, tanto o macOS como o iOS poderão rodar jogos e aplicações baseadas na API1 Vulkan — com isso, o padrão, que já é suportado em ambientes como o Android, o Windows e consoles de jogos, passa a ser basicamente universal no mundo da computação e os desenvolvedores terão muito mais facilidade ao trabalhar em múltiplas plataformas simultaneamente.

O suporte materializar-se-á por meio do MoltenVK, uma camada de compatibilidade que está sendo lançada hoje e atua em cima da framework de gráficos Metal, da Apple. Desta forma, a camada “converte” os comandos do Vulkan para a linguagem nativa da Maçã, o que confere ganhos de performance e praticidade em relação ao padrão de gráficos “estrangeiro” suportado pela Apple, o OpenGL.

Grandes desenvolvedoras já estão trabalhando em parceria com o Khronos para levar jogos e apps baseados em Vulkan para o ambiente da Apple. A Valve, por exemplo, está desenvolvendo uma nova versão do jogo Dota 2 com base no padrão e, segundo o Ars Technica, parece estar bem animada com os resultados: de acordo com estudos preliminares, a versão Vulkan de Dota 2 proporciona uma taxa de quadros 50% superior.

Vulkan no macOS

É bom notar que o MoltenVK não traz todos os recursos do Vulkan — o que se explica pelo foco dos desenvolvedores em construir uma camada de compatibilidade fina, que não puxe para baixo o desempenho das aplicações, em vez de implementar de uma vez todas as suas funcionalidades.

Aos desenvolvedores interessados, vários SDKs2, bibliotecas e ferramentas já podem ser obtidos na página do Vulkan.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

8 comments

  1. Alguém pode me dar uma solução? Eu realmente cheguei em um ponto no qual estou negociando algumas coisas por telefone, então para minha propria segurança precisava gravar os telefonemas. Então algum kit, acessório facil de carregar, ou gambiarra para gravar as chamadas do iPhone? Pq se não tiver nada, vou ter q apelar para o Android =/

  2. Bem lindo, pena o ecossistema de jogos no MacOS ser ser ruim como um todo e soluções graficas razoáveis ficarem restritas apenas ao HighEnd, macbooks de entrada mesmo ficam devendo nisso é o que muita gente pode pagar, seria legal a Apple dando pelo menos opções em desktop like pc por exemplo, poder comprar a placa de vídeo do seu agrado e usar com o mac os seria lindo.

  3. Parada é o seguinte: Enquanto não tiver uma bateria 10x maior que as atuais, esses jogos aí, mais pesados, são inviáveis para celular. A não ser que você considere “jogar” com o cabo de energia plugado.

  4. O ideal seria a Apple implementar o suporte nativo, mas uma camada de compatibilidade eficiente já é melhor que nada. Uso Linux, e como no Mac a biblioteca de jogos é limitada, considero o Vulkan a única saída, mas vários devs fazem jogos em DX por comodidade, por já estarem acostumados, somando os usuários de Linux e de Mac já é um peso maior para pensarem construir os jogos em Vulkan pra ter compatibilidade com os três sistemas (acho muito difícil usarem Metal num grande jogo pra funcionar apenas no Mac). E um profissional especializado em Vulkan tbm tem a flexibilidade de poder construir jogos para mobile, o sucesso do Switch mostra que colocando suporte a joystick um mobile tem um grande potencial, e os celulares top atuais já tem poder acima do Switch

Deixe uma resposta