O melhor pedaço da Maçã.

API de gráficos 3D Vulkan chega ao macOS/iOS prometendo performance aprimorada em jogos e apps

Jogos rodando no chip A11 Bionic do iPhone X

O Khronos Group (consórcio que se dedica à criação de padrões abertos para a indústria de gráficos) anunciou hoje uma novidade que poderá fazer o dia de usuários e desenvolvedores do ecossistema da Apple ao redor do mundo.

Publicidade

A partir de agora, tanto o macOS como o iOS poderão rodar jogos e aplicações baseadas na API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Vulkan — com isso, o padrão, que já é suportado em ambientes como o Android, o Windows e consoles de jogos, passa a ser basicamente universal no mundo da computação e os desenvolvedores terão muito mais facilidade ao trabalhar em múltiplas plataformas simultaneamente.

O suporte materializar-se-á por meio do MoltenVK, uma camada de compatibilidade que está sendo lançada hoje e atua em cima da framework de gráficos Metal, da Apple. Desta forma, a camada “converte” os comandos do Vulkan para a linguagem nativa da Maçã, o que confere ganhos de performance e praticidade em relação ao padrão de gráficos “estrangeiro” suportado pela Apple, o OpenGL.

Grandes desenvolvedoras já estão trabalhando em parceria com o Khronos para levar jogos e apps baseados em Vulkan para o ambiente da Apple. A Valve, por exemplo, está desenvolvendo uma nova versão do jogo Dota 2 com base no padrão e, segundo o Ars Technica, parece estar bem animada com os resultados: de acordo com estudos preliminares, a versão Vulkan de Dota 2 proporciona uma taxa de quadros 50% superior.

Vulkan no macOS

É bom notar que o MoltenVK não traz todos os recursos do Vulkan — o que se explica pelo foco dos desenvolvedores em construir uma camada de compatibilidade fina, que não puxe para baixo o desempenho das aplicações, em vez de implementar de uma vez todas as suas funcionalidades.

Aos desenvolvedores interessados, vários SDKs2Softwares development kits, ou kits de desenvolvimento de softwares., bibliotecas e ferramentas já podem ser obtidos na página do Vulkan.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Softwares development kits, ou kits de desenvolvimento de softwares.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“A vida é mais fácil no iPhone”: Apple volta a mirar usuários de Android em novos comerciais

Próx. Post

Essa pequena capa para o estojo dos seus AirPods possibilitará que eles sejam recarregados sem fio

Posts Relacionados