O melhor pedaço da Maçã.

Jailbreak Electra traz o Cydia de volta a aparelhos rodando (quase) todas as versões do iOS 11 [atualizado]

Jailbreak Electra

O jailbreak é um ato cada vez mais raro no mundo dos iTrecos, por motivos que estão abertos à discussão. Seria uma maior oferta de recursos nativos por parte do iOS? Um maior senso de satisfação por parte dos consumidores para com o sistema? Ou o cansaço de lidar com aplicações não-autorizadas e por vezes pouco amigáveis? Discutível.

Publicidade

O fato é que ele ainda existe, e, aos adeptos da prática que estão em dia com o sistema operacional móvel da Maçã, uma nova ferramenta traz pela primeira vez o famoso repositório Cydia aos dispositivos rodando (quase) todas as versões do iOS 11. Trata-se do jailbreak Electra, desenvolvido pelo hacker @CoolStar.

Jailbreak Electra

A ferramenta contempla dispositivos rodando desde o iOS 11.0 até o iOS 11.1.2, incluindo os recentes iPhones 8, 8 Plus e X. É bom notar que trata-se de uma solução semi-tethered, ou seja, a cada vez que o aparelho for reiniciado, o aplicativo Electra terá que ser aberto novamente para realizar o processo de jailbreak.

Publicidade

O Cydia, por sua vez, não foi oficialmente atualizado para o iOS 11 — indícios mostram, aliás, que o outrora maior repositório do mundo está morrendo —, mas o próprio @CoolStar mexeu no código da loja alternativa para que ela funcione na mais recente versão do sistema. Não esperem, entretanto, uma quantidade enorme de aplicativos e ferramentas que tirem proveito dos novos recursos do iOS 11.

O processo de instalação do Electra é relativamente simples: basta baixar o pacote no site oficial da ferramenta, conectar o iPhone/iPad/iPod touch a um Mac ou PC e abrir o programa Cydia Impactor, que estará incluído no download. Quando o software reconhecer o dispositivo, arraste o IPA do Electra para a janela em questão e forneça as credenciais do seu ID Apple para autenticar a operação.

Uma vez instalado o Electra, antes de abri-lo pela primeira vez é necessário fazer uma pequena viagem até os Ajustes do dispositivo iOS. Em Geral » Gerenciamento de Dispositivos e Perfis, basta tocar no perfil do Electra e selecionar a opção para confiar nele. Por fim, inicie o aplicativo em si, ative o interruptor “Tweaks” e toque no grande botão “Jailbreak”. Com o fim do processo, o Cydia estará pomposo na sua tela inicial.

Aos que funcionam melhor com guias visuais, o Redmond Pie fez um tutorial recheado de imagens para o exato mesmo propósito.

Quem vai embarcar? Deixem suas experiências logo abaixo!

Atualização 28/02/2018 às 14:50

O desenvolvedor Jay “saurik” Freeman, criador do Cydia em pessoa, compartilhou um post no Reddit criticando a ação de @CoolStar ao lançar o Electra — e recomendando aos usuários do repositório que evitem instalar a ferramenta ou, do contrário, mantenham-se afastadas das próximas versões do Cydia que deverão ser lançadas em breve (pois não há como garantir compatibilidade entre o repositório e o jailbreak daqui para a frente).

Publicidade

De acordo com @saurik, as pessoas que instalaram o Electra estão “basicamente usando uma bifurcação (fork)” de tudo que ele já fez, e @CoolStar construiu a ferramenta “sem pensar em como ela afetaria todo o resto das coisas que ele está trabalhando agora ou trabalhará no futuro próximo ou distante”. O desenvolvedor critica ainda a atitude de @CoolStar de dar aos pacotes do Electra nomes e números de versão semelhantes ao do próprio Cydia e das criações de @saurik, o que pode criar confusão nos usuários e em futuras versões daqui pra frente.

@saurik completa afirmando que está, sim, desenvolvendo atualizações para o Cydia que deverão chegar em breve; os usuários que preferem continuar com o desenvolvedor devem manter-se longe do Electra, segundo suas próprias palavras.

O hacker @CoolStar respondeu aos comentários de @saurik no Twitter, afirmando que o desenvolvedor nem se deu ao trabalho de checar os pacotes do Electra e várias das suas alegações são incorretas e quase todos os elementos da ferramenta foram desenvolvidos por ele próprio.

Que situação, hein?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Centro de Visitantes do Apple Park é uma aula de acessibilidade “quando o dinheiro não é um problema”

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: LEGO Star Wars III: The Clone Wars, Clipomatic, MacGourmet Deluxe 4 e mais!

Posts Relacionados