O melhor pedaço da Maçã.

Por que a Apple também errou lançando o iPad de quarta geração com 128GB

iPads de quarta geração de lado, com vários apps

Hoje mais cedo, descrevi aqui no site o meu desejo de ter um iPad de 128GB, agora que a Apple lançou um. Embora tenha exposto vários motivos para defender essa ideia, gostaria agora de analisar a coisa por outro ângulo.

Publicidade

A Apple também errou com a novidade de hoje.

iPads de quarta geração de lado, com vários apps

Recentemente trouxemos aqui para o site uma discussão sobre a Apple estar possivelmente migrando para um ciclo de dois lançamentos anuais de seus produtos, o que incomoda muita gente — não a mim. O que ela fez hoje não foi atualizar produtos e sim incluir um novo modelo numa linha já existente, mas para muitos consumidores enxergar essa diferença é difícil. Portanto, o que parece é que a Apple lançou o iPad de quarta geração apenas sete meses depois do de terceira e, de novo, após meros três meses já “mexeu” no produto de novo. Quando o pessoal ainda fica lendo rumores sobre a quinta geração, alguns deles indicando uma possível chegada já em março/abril (o que, com o anúncio de hoje, eu acho profundamente improvável), não é à toa vermos alguns loucos da vida com a empresa.

Os benefícios de ter mais armazenamento disponível no iPad são óbvios e já comentei no artigo anterior, mas isso também é prejudicial em alguns aspectos. A sincronização de dados, por exemplo, deve levar mais tempo — imaginem, então, restaurar uma unidade por completo! Sem falar no iCloud, que inevitavelmente precisará de mais espaço para fazer o backup dos dados do usuário. Eu diria, inclusive, que donos de iPads de 128GB que forem de fato fazer uso intenso de toda essa capacidade praticamente serão “obrigados” a pagar US$100 anuais pelos 50GB de espaço adicional no serviço. Aliás, não seria agora a hora de a Apple aumentar esses espaços ou, da mesma forma, lançar mais um plano com 100GB?

Publicidade

Considerando que a Apple tinha certeza de que esta era a hora de liberar esse modelo de 128GB, ela tinha duas opções: 1. dobrar toda a capacidade da linha atual, mantendo os mesmos preços, ou 2. adicionar um novo modelo com um preço superior. A Apple optou pela segunda, o que deve irritar menos agradar os que compraram um outro modelo recentemente. Todavia, isso marca a primeira vez que a linha iPad chega ao patamar de US$800/930 (Wi-Fi/Wi-Fi + Cellular). Não deixa de ser um risco para a Apple, afinal, ela não sabe ao certo quantos consumidores estão dispostos a gastar tanto num tablet.

Mas talvez um dos problemas mais sérios que eu enxergo é quanto ao número exagerado de modelos de iPads agora disponíveis, ainda mais considerando que a Apple sempre se gabou de seguir uma linha contrária a essa. Considerando as quatro capacidades, duas cores (preta e branca) e versões com Wi-Fi e Wi-Fi + Cellular, são agora nada mais nada menos que 16 variações do iPad de quarta geração pro consumidor escolher. Se você adicionar aí o iPad mini e o iPad 2, chegamos a 32(!) no total. Quem é bem informado sobre tecnologia (basicamente todos vocês, leitores assíduos do MacMagazine) não terá problema em entender todos esses modelos e os benefícios que cada um proporciona, mas para o consumidor comum tamanha variedade pode gerar uma confusão desnecessária na hora da compra.

Por fim, pensando à frente, a Apple também “matou” hoje um dos possíveis argumentos de venda do iPad de quinta geração, que poderia ser justamente a adição desse modelo de 128GB. Neste caso o problema realmente não é nosso, então caberá a ela fazer um upgrade significativo quando for a hora. Mas, de novo, eu imagino que só veremos novidades nesse sentido a partir do segundo semestre deste ano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo SimCity será lançado para Mac pouco depois da versão para PC, com os mesmos recursos

Próx. Post

“Nova” Apple TV é 4mm menor e, de acordo com site, vem equipada com o processador A5X [atualizado: esclarecimento da Apple]

Posts Relacionados