O melhor pedaço da Maçã.

Onde poderá ser construído o terceiro campus da Apple nos Estados Unidos?

Essa é a pergunta que a Bloomberg está tentando responder em um novo artigo.

Publicidade

Conforme já informamos aqui, a Apple recentemente anunciou que injetará US$350 bilhões na economia americana nos próximos 5 anos, incluindo a geração de 20 mil novos empregos e um novo campus a ser construído em um estado inédito — ou seja, fora de onde a empresa já tem o seu pé fincado hoje (Califórnia e Texas).

Mark Gurman e David Ingold resolveram, então, analisar toda a operação da Apple para tentar entender onde faz mais sentido (estrategicamente falando) ela construir esse novo campus. Eles levaram em conta, por exemplo, as regiões onde a Apple já possui uma forte presença, onde ela teria mais proximidade com fornecedores, onde as condições e os custos de negócios locais são propícios, onde a concentração de talentos é maior (contratar 20 mil pessoas não é uma tarefa fácil) e onde o campus seria mais bem servido por pólos de transporte.

E é bom deixar claro que já há cidades interessadas em receber a Maçã de braços abertos como Sidney (Nebraska) e Orlando (Flórida) — ainda que a companhia não tenha indicado que fará um leilão para ver quem “paga” mais (ou a isenta do máximo de impostos possíveis) para recebê-la.

Publicidade

Gurman e Ingold chegaram, então, a alguns conclusões:

Mapa de onde poderá ser o novo campus da Apple

Quando você considera todos esses fatores, a Apple poderia escolher entre os estados do nordeste, como Pensilvânia, Massachusetts e o estado de Nova York; Carolina do Norte e Flórida no sudeste; e estados do meio-oeste como IIlinóis e Wisconsin. A costa leste tem uma vantagem óbvia: a capacidade de fornecer suporte ao cliente antes dos centros de atendimento existentes no Texas e na Califórnia, abertos para o dia, bem como a proximidade de centenas de fornecedores. A empresa também pode considerar o noroeste, onde tem alguns escritórios, incluindo um centro de P&D para serviços na nuvem em Seattle e vários fornecedores.

O estudo feito pela Bloomberg é interessante, mas eu sou mais simplista: a Apple, hoje, tem presença na costa oeste (Califórnia) e no centro (Texas) dos EUA. Faz sentido, então, ter uma presença na costa leste. Resta saber se no norte (nordeste) ou no sul (sudeste). 😬

Qual é a sua aposta?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: solAR System Augmented Reality, 8bitWar: Netherworld, Gifox e mais!

Próx. Post

Sua conta da Apple pode estar sendo vendida por US$15 em algum lugar da deep web (ei, mas ao menos ela é valiosa)

Posts Relacionados