Android tem usuários mais leais que o iOS, revela pesquisa

Há alguns meses, comentamos aqui sobre como a Apple era campeã em lealdade dos usuários em quase todos os segmentos nos quais atua; aquela pesquisa, entretanto, englobava apenas hardware. E quando o assunto são sistemas operacionais? Bom, de acordo com este novo levantamento [PDF] da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), a Maçã tem uma pequena desvantagem no mundo móvel.

Ao longo de 2017 — e considerando dados relativos apenas aos EUA —, o Android obteve uma taxa de lealdade de 91%, enquanto o iOS ficou em 86%. Ambos são índices bem altos, porém o mais interessante é notar que a superioridade do robozinho verde no quesito é intocada já há alguns anos, como podemos ver no gráfico abaixo:

Pesquisa da CIRP sobre lealdade no iOS e Android

A taxa de lealdade, na métrica da CIRP, é definida como a porcentagem de consumidores que ficou com o sistema operacional que utilizava anteriormente na compra de um novo smartphone durante os 12 meses de 2017. As pesquisas da firma sobre o assunto são realizadas a cada trimestre, e as taxas, como podemos ver na imagem acima, apresentam variações bem pequenas ao longo do tempo.

Os pesquisadores explicam o que causa esse “marasmo”:

A lealdade dos consumidores está tão alta como sempre vimos, com 85-90% em todos os pontos. Com somente dois sistemas operacionais móveis a esse ponto, parece que os consumidores agora escolhem um, aprendem a usá-lo, investem em aplicativos e armazenamento, e ficam com ele. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços para essas bases leais de consumidores.

A vantagem do Android, aqui, pode ser explicada por alguns fatores, como explicou a CIRP. A principal delas, claro, é o número muito maior de aparelhos e marcas disponíveis para esses usuários escolherem. Apesar disso, é bom ter em mente que, mesmo com o sistema do Google ganhando em taxa de lealdade, tem mais gente indo do Android para o iOS do que vice-versa por um simples motivo: base de usuários.

Nós sabemos que o Android tem uma base de usuários maior que o iOS, e, por causa dessa maior base, o número absoluto de usuários que vai do Android para o iOS é tão grande quanto ou maior que o número absoluto de usuários que vai do iOS para o Android. Olhando para os números absolutos de usuários dessa forma ajuda a entender a afirmação de que o iOS ganha mais usuários do Android que vice-versa.

Por isso, o desafio das duas empresas agora, além de conquistar ainda mais os usuários que já têm, é capturar essa pequena taxa de consumidores dispostos a trocar de plataforma. Cada uma das gigantes está se esforçando para aprimorar seus respectivos produtos e a briga nos próximos anos será muito boa — será que veremos mudanças nestes índices? Eu mal posso esperar para ver.

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários

12 comments

  1. gosto do iOS e dos iPhone, MAS, os preços cobrados no brasil são desencorajadores, aparelhos com o S7 da samsung conseguem entregar uma ótima experiência por um preço infimamente menor, dá pra fazer muita coisa legal com o que sobra caso eu fosse comprar um iPhone!!

  2. A Google agora lançou o Android one e Android go, isso significa melhor desempenho nos aparelhos mais simples e com atualizações pontuais. Mais ponto a ser observado. Eu tenho vontade de voltar para o Android, mas para o Android puro. Nesse caso um Google pixel por exemplo.

  3. Eu mesmo quando mudei de iPhone, na época por um S4, senti muita falta da assistência, mas hoje com um S8 e o samsung consierge as coisas mudaram. E não me faz nunca mais pagar mais por um celular que oferece menos.

  4. Bom como uso tudo Apple vai ser difícil ir para Android. Acho que quem usa mais de um produto deve ter a mesma percepção. Agora se é só o smartphone aí fica mais fácil mudar conforme oportunidades na hora de comprar um novo aparelho.

  5. Lealdade a uma empresa nunca me trouxe nada, vou no que mais me satisfaz no momento mesmo, sempre migrando sem problema nenhum.

  6. A questão do android, é que o mesmo é taxado como um sistema lento que trava e etc. Então a uma migração de usuários android para iOS, para se livrar desses problemas. A muitos aparelhos no mercado com sistema android modificado pelas fabricantes. Não é todo mundo que conhece e já usou um dispositivo Google, principalmente no Brasil, a qual as pessoas só conhece iPhone e Galaxy linha S como os top de linhas. Quando os amigo ver o meu Nexus 6P, pergunta que celular é esse e aonde comprei hehe. Se a gigante de buscas investisse em marketing, e vendesse seus dispositivos em outros países a historia talvez seria até outra. Usar um smartphone com android puro é outro nível.

  7. Esta pesquisa é uma grande porcaria. Esta tudo errado. Como existe tanta gente incompetente neste mundo?

Deixe uma resposta