Pesquisa: Swift empata com Objective-C na 10ª posição em ranking, com o crescimento “mais rápido já visto”

Sabemos que os esforços da Apple para tentar disseminar a programação no mundo é grande, alcançando inclusive cegos e pessoas com baixa visão (através do programa Everyone Can Code).

Dentro da iniciativa, é claro, a Maçã utiliza a sua própria linguagem de programação, a Swift, para ensinar os alunos a programar. Mas, ao que parece, não é só a empresa que vê vantagens na sua própria linguagem.

A RedMonk, uma firma de análises focada em desenvolvimento, constatou que a Swift foi a linguagem que cresceu mais rápido até agora, tendo quase quatro anos de existência e já conseguindo alcançar o Top 10 na indústria.

Confira o ranking completo abaixo:

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7.CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua

A Swift está agora juntinho na lista com a Objective-C, em décimo lugar no ranking. Está certo que a nova linguagem da Apple tem interessando bastante desenvolvedores que programam para dispositivos da Maçã (como iPhone, Apple Watch, Mac ou até mesmo aplicativos web), mas a velocidade com que ela tem crescido espantou até a RedMonk, que declarou ter sido o maior crescimento visto desde que a firma iniciou esses rankings, em 2011.

A Objective-C conquistou muito público pelo crescimento do iOS, mas agora parece que sua Era está, aos poucos, passando, sendo substituída pela sua sucessora, a Swift.

O aprendiz agora é o mestre. Tecnicamente, isso não é inteiramente verdade, já que a Swift apenas empatou com a linguagem que ela substituiu – a Objective-C – em vez de ultrapassá-la. Ainda assim, é difícil ver esta corrida como algo que não seja uma passada de bastão.

O suporte da Apple para a Objective-C e as consequentes oportunidades que foram criadas pela plataforma iOS mantiveram a linguagem em posições altas basicamente sempre que realizamos esses rankings. Mesmo que a Swift crescesse em uma velocidade incrível, a história da Objective-C a manteve à frente da sua sucessora. Em algum momento, no entanto, as trajetórias teriam que se cruzar, e a corrida deste trimestre foi a primeira vez em que isso aconteceu.

Em um mundo onde é incrivelmente difícil invadir o Top 25 do ranking de linguagens, muito menos o Top 10, a Swift conseguiu concluir a tarefa em menos de quatro anos. Continua a ser um fenômeno de crescimento, mesmo que a sua capacidade de penetrar no lado do servidor não atinja as expectativas.

Os rankings da RedMonk mostram, basicamente, o interesse dos desenvolvedores nas linguagens com base em perguntas feitas sobre elas por desenvolvedores utilizando o Stack Overflow — além de olhar também para o número de projetos usando cada linguagem no GitHub.

Como afirmam, a intenção não é verificar estatisticamente o uso real das linguagens, mas sim olhar para as discussões sobre elas a fim de ter uma noção sobre as potenciais tendências de adoção no futuro. Sendo assim, algumas linguagens podem ser ainda utilizadas em maior escala hoje, mas talvez o cenário se modifique bastante daqui a algum tempo. E é isso que esse ranking mostra.

via WIRED

Posts relacionados

Comentários