Atenção: ferramenta Marcação do iOS não serve para esconder informações sensíveis

Dentre as muitas novidades introduzidas pelo iOS 11, uma veio para simplificar bastante a vida de quem tem o hábito de tirar muitas screenshots e editá-las antes de compartilhá-las com contatos e/ou nas redes sociais: a Marcação (Markup) é uma pequena ferramenta que permite realizar edições básicas e anotações na imagem recém-produzida, dispensando o passo extra de abrir o seu editor de imagens, pegar a screenshot, editá-la e salvá-la antes do compartilhamento.

Dentre as funções presentes na Marcação, o marca texto é muito utilizado para esconder informações sensíveis, como o nome de uma pessoa numa tela de WhatsApp ou um número de cartão de crédito numa screenshot de comprovante de compra. Entretanto, este teste realizado pelo 9to5Mac serve como um alerta: se você tem realizado essa prática e realmente quer esconder as informações riscadas, é bom encontrar uma alternativa para fazê-lo.

Teste do 9to5Mac mostra a ineficácia da ferramenta Marcação para ocultar informações

O site descobriu que, ao pegar uma imagem riscada com o marca texto e aumentar o seu brilho num editor qualquer (até mesmo a própria ferramenta embutida do app Fotos), as informações ocultadas tornam-se facilmente visíveis novamente. A razão é simples: se você perceber, o marca texto do recurso não é totalmente opaco; ao passá-lo uma vez sobre um elemento, ele permanece visível por baixo da “tinta” digital. Ao passá-lo mais vezes no mesmo lugar, a linha aparenta cobrir totalmente o elemento, mas seu conteúdo ainda está lá, podendo ser revelado com uma edição de cinco segundos em qualquer aplicativo.

O fenômeno acontece utilizando o marca texto preto ou mesmo o branco — nesse caso, em vez de aumentar o brilho da imagem, é necessário diminuí-lo. Não importa quantas vezes você passe o dedo em cima do elemento que queira ocultar, ele ainda estará visível com esse pequeno truque de edição — portanto, cuidado!

Existem, é claro, alternativas para esconder de fato informações sensíveis em screenshots. A própria Marcação tem uma opção totalmente opaca, embora um pouco mais trabalhosa: basta adicionar um retângulo ao conteúdo que você queira esconder (tocando no botão “+”, no canto inferior direito) e, no menu “opções”, selecionar um preenchimento sólido em vez de colocá-lo somente como uma moldura.

Saiba como usar todas as ferramentas nesse nosso vídeo:

Aplicativos como o Redacted para iOS e macOS também fazem esse trabalho de forma mais inteligente e fácil (porém paga).

Até que a Apple tome conhecimento da questão e adicione uma forma mais fácil de esconder informações na Marcação, é bom ter tudo isso em mente. Não queremos dados importantes sendo espalhados por aí, afinal, não é mesmo?

Posts relacionados

Comentários

12 comments

  1. “Até que a Apple tome conhecimento da questão…”

    É culpa da Apple que as pessoas não sabem a função de um marca texto?

  2. “A própria Marcação tem uma opção totalmente opaca, embora um pouco mais trabalhosa: basta adicionar um retângulo ao conteúdo…”
    É sério isso que eu li? Não precisa disso tudo, basta usar o lápis no lugar do marcador. É bem óbvia a função de um marca texto…

  3. Eu jamais usaria uma ferramenta desse tipo pra ocultar alguma informação sensível. Para isso, uso o famoso “stamp”, que todo editor de imagens básico tem, e é irreversível. Na realidade acho que essa nunca foi a intenção de uso do recurso de marcação de texto: quem usa para “apagar” coisas está desinformado.

  4. Falta opções de mudar a espessura dos marcadores e seria legal algumas cores novas também (um vermelho seria bom).

  5. Vou te falar que da forma que a Apple implementou o true tone para refletir a luz como uma “folha de papel”, esse recurso de marcação “falho” é para caso você clareie a foto tenha aparência como se estivesse colocando o papel contra a luz para ler o que está escrito.

  6. A função marca-texto ela não é pra cobrir totalmente um determinado item, quem usa ela faz errado, é so usar a caneta, ou o retangulo opaco, mas riscar com a caneta fica menos trabalhoso

  7. Eu nunca usei marcador de texto para tentar esconder informações; sempre faço como diz na matéria: uso o quadrado com preenchimento

Deixe uma resposta