O melhor pedaço da Maçã.

Prefixo 0303 para ligações de telemarketing passa a valer hoje

Confira dicas de como evitar (e bloquear) essas chamadas indesejadas
Shutterstock.com
Ligação

Se você já teve vontade de tacar o seu telefone no chão ao atender uma das 32,9 ligações de telemarketing recebidas (em média) pelos brasileiros ao longo de um mês, pode levantar as suas mãos para o céu — ou, mais realisticamente, torcer para que a mais nova medida da Agência Nacional de Telecomunicações dê certo.

Publicidade

Explico: passou a valer hoje a exigência da Anatel para que empresas de telemarketing utilizem o prefixo 0303 em suas ligações. A medida já havia sido aprovada em dezembro passado, e as operadoras de celular tiveram três meses para se adequar à norma — vale notar que as operadoras de telefone fixo têm um prazo maior, de seis meses, para a adequação, então suas linhas fixas só estarão “salvas” das ligações indesejadas em junho próximo.

A medida, contudo, vale apenas para o chamado telemarketing ativo — isto é, empresas buscando vender algum produto ou serviço para você sem terem sido solicitadas. O prefixo 0303 *não* vale, portanto, para solicitação de doações ou cobranças de valores devidos.

O controle das novas regras ficará por conta das próprias operadoras de telefone celular/fixo, e empresas de telemarketing precisam fazer o pedido para que o prefixo 0303 seja adicionado às suas linhas — a transição já está ocorrendo desde dezembro passado, e a partir de hoje, empresas que façam ligações de telemarketing ativo sem o prefixo estarão sujeitas a multas.

Como bloquear ou evitar?

O benefício imediato da medida, claro, é que você poderá saber exatamente quando uma ligação estiver vindo de uma empresa de telemarketing (caso ela esteja seguindo as regras, claro). Como as operadoras não podem ocultar os números, bastará olhar para a tela do seu celular e checar se o número começa com o prefixo 0303 — caso positivo, você pode ignorar, silenciar ou recusar a chamada.

Publicidade

Se o seu objetivo é bloquear automaticamente todas as chamadas com o prefixo 0303, por outro lado, a tarefa já se torna um pouco mais complexa. No caso do iPhone, especificamente, o iOS não oferece um recurso para bloquear todos os números com um determinado prefixo — você só pode bloquear números individualmente.

As regras da Anatel, por outro lado, ainda não foram muito bem explicadas: de acordo com a nova resolução, as operadoras devem bloquear os números de telemarketing caso solicitado pelo cliente. Não está claro, entretanto, qual deve ser o procedimento feito pelo usuário para isso, nem se o bloqueio já está valendo — entre em contato com a sua operadora para se informar.

Publicidade

Por ora, portanto, a solução para quem quer bloquear todas as chamadas de telemarketing ativo é utilizar uma solução de terceiros, como o Truecaller. O aplicativo, que oferece recursos de controle e identificação automática de chamadas, permite que você bloqueie determinados prefixos e números — e funciona de forma gratuita, com anúncios, com uma versão premium disponível por valores de R$9 mensais ou R$60 anuais.


Ícone do app Truecaller: Caller ID & Block
Truecaller: Caller ID & Block de True Software Scandinavia AB
Compatível com iPhones
Versão 12.89 (226.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Com o tempo, é provável que outros aplicativos — nacionais e, com alguma sorte, gratuitos — surjam na App Store com o propósito específico de bloquear as ligações com prefixo 0303. Fica a dica para os desenvolvedores. 😉

Outra opção, que já existe há algum tempo, é cadastrar o seu número no site Não Me Perturbe. A iniciativa já conta com a participação de várias das principais empresas que vendem seus serviços e produtos por telefone, como as operadoras de telefonia e TV (Claro, Vivo, TIM, Oi, Sky) e serviços financeiros (Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa, Itaú), entre outros.

Publicidade

Por ora, entretanto, essas são as vossas opções. Vamos torcer para que a medida da Anatel dê certo — e que nosso pesadelo do telemarketing enfim tenha um arrefecimento.

dica de Daniel Mendes, via G1

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Blender ganha compatibilidade com Metal em Macs M1

Próx. Post

Reparos de iPhones, iPads, Macs e outros caem de preço no Brasil

Posts Relacionados