E a Apple já corrigiu(?) o bug de privacidade do iOS que fazia a Siri ler notificações “escondidas” na tela bloqueada

Conforme noticiamos aqui no site, um bug de privacidade do iOS fazia a Siri ler notificações “escondidas” na tela bloqueada.

A notícia correu o mundo e, obviamente, chegou aos ouvidos da Apple, que por sua vez confirmou que corrigiria o problema. Não ficou claro, porém, se essa correção viria no iOS 11.3 ou num update específico para isso (iOS 11.2.7?).

Pois, para a nossa surpresa, a Apple corrigiu o problema sem precisar de uma atualização. Quer dizer, mais ou menos…

Faça o teste você mesmo: agora, ao pedir para que a Siri leia as suas notificações, ela exige que você primeiro desbloqueie o seu iPhone, conforme nos informou o leitor Alejandro. O problema é isso acontece mesmo sem nenhuma notificação “escondida” na tela (um cenário no qual, normalmente, a Siri poderia ler tudo sem nenhum problema).

Aparentemente, para aplicar rapidamente uma correção no lado do servidor, a opção era mesmo essa. É a única explicação para tal comportamento, já que ele não é nada correto do ponto de vista da usabilidade — se você não tem notificações “escondidas”, por que precisaria desbloquear o telefone antes?

Quem sabe tudo não seja devidamente corrigido mesmo no iOS 11.3 — bem ou mal, o problema foi sanado, ainda que não da maneira ideal. Nós ficaremos de olho nas futuras versões do iOS para ver se tal comportamento sofrerá alguma alteração.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

9 comments

  1. Fui eu que por acaso acabei descobrindo esse Bug de privacidade…
    Gostaria de agradecer a atenção do Rafael nas primeiras conversas, e parabenizar a equipe a ao Eduardo pela investigação mais profunda do caso, e os textos esclarecedores. Atém de enviar um comunicado oficial de erro a Apple.
    Utilizo muito os fones de ouvido ligados ao iPhone para andar de moto. Muitas vezes para ouvir orientações do Waze/Google maps, ouvir músicas e solicitar/atender ligações. A Siri me ajuda em muitas coisas, mas me decepciona tbm… exemplo: não consegue fechar aplicativos. As vezes quero fechar (ou só mutar já seria ótimo) o Waze pois já sei o caminho, e não quero mais ouvir as orientações.. mas quero continuar ouvindo as músicas. A Siri “não tem permissão” 🙁
    Porém, o maior problema foi descobrir que ela lia todas as minhas mensagens do WhatsApp. Estava esperando uma mensagem (foto) da minha esposa.. estava curioso pra saber se ela havia enviado..
    O que eu esperava da Siri:
    “Vc tem uma nova mensagem de WhatsApp da sua esposa”..
    Enfim…
    Depois da publicação da MM, a notícia chegou rápido em Cupertino … Fizemos algumas pessoas na Apple trabalhar pra corrigir esse grave problema de privacidade… mas como eu esperava (infelizmente).. A Siri diz apenas que vc precisa desbloquear o iPhone… Não era isso que nós queríamos ouvir..
    Mas eu ainda torço para que ela melhore não só esse ponto, mas tantos outros.
    Abraços a todos e continuem divulgando… eles estão ouvindo.. kkkkkk

  2. A Siri no meu já estava bloqueada para não ser acessada com tela bloqueada desde q eu ativei ela um tempo atrás e eu nem lembrava. Agora to me perguntando pq deixei assim.

  3. Sempre digo: enquanto a Siri não for bilíngue para mim será sempre inútil para a maioria das coisas. Sempre deixo a minha em inglês somente por causa do Apple Music.

  4. Não me importa que Siri leia, o que irrita é que ela não entende é nada! Nem falado, nem escrito: nada!

Deixe uma resposta