O melhor pedaço da Maçã.

Com timing curioso, Google e Acer apresentam primeiro tablet dedicado à educação rodando o Chrome OS

Chromebook Tab 10, tablet da Acer rodando Chrome OS

Tudo indica que amanhã, em seu evento educacional, a Apple há de apresentar um ou mais novos modelos de iPad de baixo custo, dedicados ao ambiente escolar. É impossível afirmar que alguém em Mountain View tinha isso em mente ao decidir anunciar hoje um tablet com foco educacional para chamar de seu, mas… bom, aqui estamos.

Publicidade

O Google anunciou hoje, em parceria com a Acer, o Chromebook Tab 10, que cumpre exatamente esse papel de ser um equipamento (relativamente) barato e destinado principalmente a estudantes e/ou crianças. Ele também guarda uma distinção interessante: é o primeiro tablet a vir equipado com Chrome OS, sistema até então reservado somente para computadores “completos” ou híbridos.

Em termos de hardware, o equipamento — como era de se esperar — não traz nada de impressionante: temos aqui uma tela IPS de 9,7 polegadas e resolução de 2048×1536 pixels (suficientes para uma taxa de 264 pixels por polegada), processador OP1 da Rockchip, 4GB de RAM e 32GB de armazenamento, com entrada para cartões microSD e uma saída para fones de ouvido (posso ouvir um amém?). Também se fazem presentes uma câmera traseira de 5 megapixels, uma frontal de 2 megapixels, conexões Wi-Fi e Bluetooth, porta USB-C e uma bateria que, segundo a fabricante, dura 9h em uso regular.

Chromebook Tab 10, tablet da Acer rodando Chrome OS

Mais interessante é notar que o tablet traz, no maior estilo dos smartphones Galaxy Note, uma stylus da Wacom embutida no seu corpo. A canetinha não é das mais poderosas — trata-se de uma peça sem suporte a níveis de sensibilidade e que não precisa ser recarregada ou pareada —, mas deve cumprir bem o seu papel de auxiliar estudantes em tarefas e anotações. Quanto ao Chrome OS, temos aqui o mesmo sistema de sempre, sem adaptações (ele já é bem amigável a dispositivos sensíveis ao toque) e com a habilidade de rodar aplicativos do Android, o que é sempre um atrativo interessante.

Publicidade

O Chromebook Tab 10 será, inicialmente, vendido apenas para escolas e profissionais da área educacional; ele será lançado em abril nos Estados Unidos, custando o mesmo que o iPad (atualmente) mais barato: US$330. O lançamento em outras partes do mundo deverá ocorrer a partir do mês seguinte.

Vamos, agora, aguardar a resposta da Maçã — se é que ela virá.

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Finja surpresa: Departamento de Estado dos EUA já comprou uma caixinha da Grayshift para desbloquear iPhones por conta própria

Próx. Post

Confira algumas histórias divertidas do criador dos sons de início do Mac e da câmera do iPhone

Posts Relacionados