O melhor pedaço da Maçã.

Evento educacional: novo iPad de 9,7 polegadas com suporte ao Apple Pencil é apresentado

Novo iPad de 9,7 polegadas com suporte ao Apple Pencil

O evento educacional da Apple, que aconteceu hoje em Chicago (mais precisamente na Lane Technical College Prep High School), começou com um vídeo falando sobre a imaginação e como ela é a chave para o conhecimento. Intitulado “Uma pessoa pode mudar o mundo” (“One person can change the world”), ele foca em como pessoas com paixão podem mudar o status quo.

Publicidade

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=wkw8UBYn0pc

A Lane Technical College Prep High School não foi escolhida à toa. Conforme Tim Cook explicou, Chicago é onde a Apple inaugurou (no ano passado) uma de suas mais belas lojas. Além disso, instituições públicas da cidade já estão ensinando programação para crianças em colaboração com a Apple, e a Lane Tech é a que mais formou Ph.Ds entre todas as escolas públicas dos EUA.

Publicidade

A sinergia da Apple com o mercado educacional é grande — e não é de hoje. O CEO lembrou que educação sempre foi algo importante para a Apple, desde a sua fundação, e que a empresa nunca parou de trabalhar em ferramentas para educadores. Um exemplo claro disso é o app Swift Playgrounds, que ajuda a ensinar a linguagem Swift em iPads. Além disso, crianças e professores também podem aprender em diversos workshops e eventos realizados nas Apple Stores (em Chicago, por exemplo, são duas lojas).

A Apple já trabalha com mais de 40 organizações pelo mundo para ajudar no aprendizado de programação, mas quer levar essas experiências ainda mais adiante. De acordo com Greg Joswiak, já há hoje mais de 200.000 apps focados em educação. Muitos deles dão a oportunidade de crianças poderem ver e entender, de uma forma completamente interativa e imersiva, sob um terminado tema (por exemplo, como uma banana é plantada e inclusive ouvir de pessoas que trabalham com isso).

Segundo uma professora que utiliza o iPad como ferramenta de ensino, com eles as crianças são “criadoras de conteúdo, e não apenas consumidoras”.

Novo iPad

Para ajudar nesta tarefa, a Apple apresentou hoje um novo iPad.

Novo iPad de 9,7 polegadas com suporte ao Apple Pencil

O design dele é o padrão que estamos acostumados, com a mesma moldura, Touch ID e câmera frontal. Contudo, trata-se do iPad mais acessível da Apple, agora compatível com o Apple Pencil — recurso esse que até agora era exclusivo dos modelos Pro. A tela é de alta definição com baixa latência, traz as mesmas capacidades de pressão e sensibilidade de inclinação para o Apple Pencil, inclusive nos aplicativos Pages, Numbers e Keynote (suíte iWork), que ganharão suporte ao lápis — com isso será possível adicionar desenhos e anotações à mão bem facilmente a documentos, apresentações e planilhas.

Novo iPad de 9,7 polegadas com suporte ao Apple Pencil

Um recurso chamado “Smart Annotation” para o Pages (que não estará disponível de imediato), permitirá anotações sobre documentos em uma camada especial e inteligente, excelente para professores avaliarem trabalhos de seus alunos. O editor de textos da Apple também ganhará um recurso para a criação de livros digitais no iPad, algo que até então só era possível em Macs (sim, estamos falando basicamente de uma versão do iBooks Author do macOS dentro do Pages para iOS), que contará com uma série de modelos (templates) para serem escolhidos — as câmeras do iPad também poderão ser usadas para capturar conteúdos e inseri-los nos trabalhos.

Publicidade

Falando das especificações desse novo iPad, ele tem uma tela Retina de 9,7 polegadas, chip A10 Fusion, câmera traseira de 8 megapixels e uma frontal FaceTime HD, Touch ID, bateria de 10 horas de duração e todos os sensores e componentes padrão que estamos acostumados (Wi-Fi, Bluetooth, GPS, bússola, acelerômetro, giroscópio…).

Novo iPad de 9,7 polegadas com suporte ao Apple Pencil

Nos EUA, o novo iPad continua custando a partir de US$329 (modelo Wi-Fi com 32GB) para consumidores e US$299 para escolas. Ele está disponível para compra hoje e será despachado até o fim desta semana para quem optar por comprar online.

As novas versões dos apps da suíte iWork também serão liberadas hoje para download.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Xiaomi lança o Mi MIX 2S mantendo a pureza da tela sem recorte; já a câmera traseira…

Próx. Post

Evento educacional: estudantes terão 200GB gratuitos no iCloud; Apple anuncia novo app Projeto Escolar e versão do Sala de Aula para macOS

Posts Relacionados