O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: dicionário de gestos multi-touch crescendo, bússola de iPhones e mais

Gesto de estrela

Com o objetivo de simplificar a interação entre seres humanos e máquinas, a Apple patenteou uma série de gestos multi-touch que podem ser usados para desempenhar funções diversas em um sistema operacional. Sim, mais gestos ainda para aprendermos no futuro.

Publicidade

Patente de dicionário de gestos multi-touch

De olho nas possibilidades que seus trackpads e touchscreens multi-touch têm a oferecer, a Maçã registrou gestos que usam um, dois ou três dedos. Eles variam desde desenhos de formas geométricas simples (estrela, seta, oito, ferradura…) até movimentos simples feitos com vários dedos sobre a superfície, ao mesmo tempo.

Tomemos como exemplo o gesto 11b, ilustrado ao lado: toque uma superfície com três dedos e mova o dedo do meio para os lados. Se esse dedo for o médio (que é muito difícil de mover sozinho, sem levar o indicador e o anelar junto), vai ser preciso um bocado de Campo de Distorção da Realidade® para nos convencer de que isso é “simples” — ou criatividade, para usarmos combinações de dedos inusitadas.

Publicidade

· · ·

Enquanto isso, uma outra patente apresenta um sistema de conversão de comandos feitos em touchscreens em comandos de mouse, com referência específica a sistemas operacionais desktop.

Patente de gestos controlando SO desktop

Por exemplo, um evento de arrastar e soltar poderia ser executado com um toque em um elemento da GUI seguido de um deslocamento até o ponto desejado, onde o objeto arrastado pode ser soltado simplesmente removendo-se o dedo da tela. Óbvio? Certamente, mas é esse tipo de patente que decide processos milionários.

Publicidade

· · ·

Um outro invento descreve um sistema de alerta ao usuário durante o uso de um aplicativo de mapas, quando a bússola de um gadget está descalibrada.

Patente de bússola e alertas

Donos de iPhones 3GS/4 com certeza devem ser familiarizados com avisos dessa natureza — e os que estiverem sofrendo para executar o “oito” que o app Bússola (Compass) pede pra fazer podem conferir esta dica de como os Jedis calibram seus gadgets.

Publicidade

· · ·

Foi ainda publicada uma patente referente à antena do iPhone 4, que é a própria borda metálica do aparelho, e foram registrados o design do LED Cinema Display na China e a marca “Lion” nos Estados Unidos — ontem comentamos que ela fora requerida também na Europa.

[via Patently Apple: 1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acorn chega à sua terceira versão cheio de novidades

Próx. Post

Dicionário do Mac OS X Lion também terá várias melhorias

Posts Relacionados