O melhor pedaço da Maçã.

App Store encolhe pela primeira vez na história (mas os motivos podem não ser de todo ruins)

App Store num iPhone segurado por mãos

Não seria nenhum exagero afirmar que a App Store é um dos maiores acertos da Apple na sua história — para ilustrar esse argumento, basta lembrar que o carro-chefe da empresa, o iPhone, só “pegou” de verdade depois que a indefectível loja de aplicativos foi lançada, em 2008. Desde então, a trajetória da App Store tem sido exclusivamente ascendente em número de aplicativos disponíveis e lançamentos — até agora.

Publicidade

Uma interessante pesquisa da Appfigures mostra que, ao longo de 2017, a App Store encolheu pela primeira vez desde a sua gênese, tanto em total de aplicativos quanto em número de lançamentos. Em contraponto, o Google Play continua crescendo vertiginosamente e distanciando-se da loja da Maçã como maior repositório de apps do planeta.

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

Como mostra o gráfico acima, ao final de 2017 a App Store contava com 2,1 milhões de aplicativos, uma queda de 5% comparando com os 2,2 milhões de apps disponíveis no fim de 2016. O Google Play, por outro lado, cresceu mais de 30%, saltando de 2,8 para mais de 3,6 milhões de títulos disponíveis.

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

O número de lançamentos em cada loja — ou seja, a quantidade de aplicativos novos disponibilizados nos espaços por pelo menos um dia — também evidencia a distância entre Apple e Google no quesito: só ao longo do último ano, o Google Play viu o lançamento de 1,5 milhão de aplicativos, o que representa um salto de 17% em relação a 2016. Já a App Store recebeu “apenas” 755 mil lançamentos — uma queda vertiginosa (e também inédita) de 29%.

Por mais que os números possam soar aos alarmistas como o prenúncio de uma queda mais generalizada, a Appfigures dá algumas razões positivas para o encolhimento da App Store: uma aplicação mais severa das diretrizes da loja, que resultou em mais aplicativos sendo rejeitados e a remoção de muitos apps de spam, clones e/ou títulos de baixa qualidade. Além disso, 2017 foi o ano em que a Maçã começou a efetivamente apagar os aplicativos de 32 bits da loja, o que deve ter feito uma boa limpa de softwares velhos e esquecidos nos seus catálogos.

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

A pesquisa traz ainda outros levantamentos interessantes. Por exemplo, é possível ver acima que a expansão de plataformas é muito mais frequente do iOS para o Android que no sentido contrário: em 2017, foram lançados no Google Play 17 mil aplicativos que já existiam na App Store, enquanto o caminho inverso aconteceu 7,5 mil vezes.

Publicidade

Importante notar que, do universo de apps nas duas lojas, apenas 450 mil deles existem em ambas as plataformas — o que pode parecer muito, mas representa apenas 8,5% do total de títulos combinados.

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

O Brasil ficou no Top 5 no levantamento de países que mais lançam aplicativos nas duas lojas, com 2,8% do total. Os Estados Unidos, obviamente, ficaram na liderança com 33,5%, seguidos por China, Índia e Reino Unido.

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

Em nossa querida república, as categorias mais representadas na App Store em 2017 — ou seja, as que os desenvolvedores criaram mais apps para ao longo do ano — foram “Negócios” e “Educação”; no Google Play, foram os segmentos “Música” e “Negócios”. Intrigante notar que, de todos os países incluídos no levantamento, o Brasil é o único onde a categoria “Jogos” não ficou entre as mais representadas em nenhuma das plataformas — seria um desinteresse do público ou uma falta de game designers em território nacional?

Pesquisa da Appfigures sobre aplicativos, abril de 2018

O relatório completo traz mais alguns levantamentos interessantes para análise das tendências das lojas de aplicativos em 2018, e pode ser uma boa leitura para desenvolvedores e profissionais digitais. Ele pode ser lido aqui.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos comerciais da Apple explicam como fazer ainda mais com o seu iPad

Próx. Post

Acompanhe todos os detalhes do Campeonato Brasileiro 2018 com o app Brasileirão Pro

Posts Relacionados