O melhor pedaço da Maçã.

Insatisfeito, desenvolvedor cria preset para mudar completamente a Touch Bar — e você pode obtê-lo!

Presets da TouchBar criadas pelo desenvolvedor vas3k

Este é um assunto no qual eu — com meu singelo MacBook Pro de 2012 — admitidamente não tenho pleno local de fala, mas arrisco dizer que a Touch Bar dos mais recentes portáteis da Maçã está longe de ser um sucesso retumbante. Claro, claro, algumas ações devem ser realizadas por meio da tirinha brilhante (e não é para menos, considerando que ela substituiu uma fileira de teclas de função importantes), mas creio que a visão original da Apple, de tornar aquela invenção uma nova e revolucionária forma de interação com o computador, não colou.

Publicidade

A principal reclamação dos donos de MacBooks Pro com Touch Bar é que a própria concepção do funcionamento e dos recursos da barrinha fazem com que ela não seja particularmente útil ou atrativa — em outras palavras, muitas das funções realizadas por ela podem ser feitas com maior nível de controle ou ainda mais facilmente por atalhos de teclado ou com o ponteiro do mouse. Agora, um intrépido desenvolvedor resolveu enfrentar o problema cara-a-cara e criar a sua própria solução.

O trabalho do desenvolvedor vas3k tem como base o BetterTouchTool (um utilitário que começou como um “personalizador” de gestos do trackpad dos MacBooks — muito útil, aliás — e há algum tempo adicionou uma nova ferramenta de customização da Touch Bar) e consiste, basicamente, numa reinvenção das possibilidades da barrinha para que ela se adapte ao que ele (e, creio eu, muitos outros usuários) espera da ferramenta.

Presets da TouchBar criadas pelo desenvolvedor vas3k

Da esquerda para a direita, a “nova” Touch Bar de vas3k começa com uma tecla Esc (obrigatória) e um botão para retornar ao esquema tradicional da barrinha, caso desejado. Em seguida, temos um botão que abre uma janela do Finder onde quer que você esteja (mesmo que já haja outra janela aberta em outro local) e dois botões para programas frequentemente utilizados pelo desenvolvedor, o Sublime Text e o Notas — mas você pode personalizar esses atalhos, naturalmente.

Publicidade

Seguindo a interface, temos um quadro de música que mostra a faixa tocando no momento, seja no iTunes ou no Spotify — segundo vas3k, o recurso é mais útil que a barra de reprodução na interface padrão da Touch Bar, especialmente quando você está numa lista aleatória descobrindo novas canções; ao tocar no quadro, você passa para a próxima faixa. À direita, um quadro flexível mostra seu lembrete mais urgente ou o título do vídeo de YouTube em reprodução.

Presets da TouchBar criadas pelo desenvolvedor vas3k

A seguir, há um pequeno registro numérico da temperatura na sua localidade e um conspícuo ícone de copo de café, apropriadamente batizado “Coffee Break” (pausa para o café). Sua função é a mesma do finado — ao menos nos modelos com Touch Bar — botão de liga/desliga dos MacBooks: bloquear o computador e desligar a tela — a ideia, porém, é poder fazer isso da forma mais rápida possível no escritório na supracitada pausa para o café.

Publicidade

Continuando, temos dois botões de volume — segundo o desenvolvedor, muito mais fáceis de usar que o botão deslizante da interface padrão — e um botão de tocar/pausar inteligente, que reverte o comportamento introduzido no macOS High Sierra (que faz a tecla funcionar com qualquer conteúdo de áudio e vídeo) e volta a fazê-lo funcionar somente com o Spotify ou iTunes — caso nenhum dos programas esteja aberto, o Spotify é automaticamente iniciado.

Presets da TouchBar criadas pelo desenvolvedor vas3k

Por fim, temos um singelo relógio, que, segundo vas3k, tem duas funções: criar uma área “morta” no espaço onde tocamos mais frequentemente, para evitar ações indesejadas, e possibilitar que os usuários vejam o relógio sempre, mesmo com aplicativos rodando em tela cheia.

Publicidade

Os presets criados pelo desenvolvedor podem ser baixados nesse link do GitHub e, para fazê-los funcionar, basta ter o BetterTouchTool instalado e, nas preferências do programa, clicar em Manage Presets » Import para importar o arquivo. Em “General Touch Bar Settings”, é necessário desmarcar a opção “Show macOS Control Strip” para substituir a Touch Bar tradicional completamente; os adicionais JSON Helper e Location Helper para o AppleScript devem estar instalados para fazer o quadro de clima funcionar.

Presets da TouchBar criadas pelo desenvolvedor vas3k

Com o sucesso da iniciativa, outros usuários começaram a compartilhar os seus próprios presets em um repositório do GitHub criado pelo próprio vas3k — e lá, acredite, a imaginação é o limite para personalizar a sua Touch Bar. Vale a pena dar uma explorada se você está insatisfeito com o atual estado da barrinha! 😉


MacBook Pro com Touch Bar

MacBook Pro

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 8.819,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 816,58
Lançamento: meados de 2017

Botão - Comprar agora

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple atualizará o Final Cut Pro X com ferramenta de legendas e suporte ao novo formato ProRes RAW [atualizado]

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, Sally’s Law, Studies e mais!

Posts Relacionados