O melhor pedaço da Maçã.
Caixas de iPhones nas mãos de mulher

Como saber se o seu iPhone é um produto recondicionado (refurbished)?

Nós já explicamos aqui, de forma bem detalhada, o que é um produto Apple recondicionado (refurbished), quais as vantagens e como comprar um. De forma bem resumida — se você não leu o outro artigo e está com muita preguiça —, um produto remanufaturado é aquele que se submete a uma desmontagem, limpeza e reparação/substituição de componentes (ruins/defeituosos) para, posteriormente, ser novamente montado e testado a fim de ser vendido para alguém interessado (por um preço mais baixo).

Publicidade

No caso de iPhones/iPads, todos os modelos recondicionados vêm com uma nova bateria e novo revestimento externo (carcaça/tela), independentemente se esses componentes estavam com problemas ou não.

Eu aprecio muito esse modelo de negócios da Apple, por um simples fato: além do desconto, os recondicionados da Maçã são impecáveis e contam, como qualquer produto da empresa, com um ano de garantia (com a opção de você ainda colocar o AppleCare+, caso queira). Então, se você tiver qualquer problema com eles, poderá recorrer ao reconhecido e aplaudido pós-venda da Apple. É o famoso “ganha-ganha” — palavras de uma pessoa que já comprou e usou por anos produtos recondicionados.

Você, contudo, não é obrigado a gostar deles. Pode, como milhões de pessoas, optar por entrar numa loja da Apple e comprar um produto novinho em folha, zero-bala. Mas e se você está comprando, por exemplo, um iPhone usado? Será que existe uma forma de saber se ele (no momento da primeira compra) é novo ou recondicionado? Abaixo, nós ensinaremos a você como identificar se um iPhone ou iPad é ou não refurbished.

Como determinar se o iPhone/iPad é novo ou recondicionado, substituído ou personalizado?

Na verdade, há mais variáveis em jogo do que simplesmente “novo” ou “recondicionado”. A Apple trabalha ainda com produtos substituídos (que são oferecidos a clientes que trocaram seus aparelhos problemáticos ainda em garantia — que podem, sim, ser recondicionados) ou personalizados (como, por exemplo, um iPod ou iPad que teve alguma inscrição gravada a laser na traseira).

Publicidade

Tudo o que você precisa fazer é, no iPhone/iPad, ir em Ajustes » Geral » Sobre e procurar pela informação do modelo do aparelho. Veja, que, no meu caso (um iPhone X), ele é identificado pelo código MQAU2LL/A.

Modelo do iPhone

Pois é essa primeira letra do modelo que determina se o iPhone/iPad é novo, recondicionado, substituído ou personalizado, com base nas seguintes diretrizes:

Publicidade
  • M = novo;
  • F = recondicionado;
  • N = substituído (pode, sim, ser refurbished);
  • P = personalizado.

Pronto, agora você já sabe identificar se o seu iPhone (ou o usado que você deseja comprar) é novo, recondicionado, substituído ou personalizado.

Como saber se o iPhone/iPad substituto é recondicionado?

A verdade é que não há como saber. E eu explico o motivo.

Publicidade

Falando das unidades de iPhones/iPads que são oferecidas nas lojas e nos Centros de Serviços Autorizados Apple, pelo que soubemos a Apple trabalha internamente com três classificações: “A” (produto novo/lacrado, na caixa com acessórios), “B” (produto novo, na caixa de substituição sem acessórios) e “C” (produto recondicionado).

O produto “A” é para quem de fato entra na loja e compra um iPhone/iPad; quando você troca o seu iPhone/iPad defeituoso, contudo, a Apple pode optar por lhe dar o “B” ou o “C”. E isso varia de país para país. Se a empresa se sentir confortável o suficiente com as leis locais para oferecer o modelo recondicionado, ela assim o fará.

No Brasil, de acordo com múltiplas fontes do MacMagazine, os modelos de substituição são os da classificação “B”; nos EUA, a Apple trabalha, sim, com modelos “C” (mas muitas vezes você pode receber um “B”).

Isso, porém, realmente varia de país para país e não há como saber se você receberá um “B” ou “C” em uma possível troca.

Ainda assim, reitero que, no caso de produtos Apple, os recondicionados (classificação “C”) são tão bons quanto novos. Às vezes até mais, porque absolutamente todos os seus componentes têm que ser retestados para que recebam luz verde. Não é uma política que se aplica a toda e qualquer empresa, claro, daí muitas vezes as pessoas serem contra isso.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo levantamento mostra Apple entre as empresas de tecnologia em que os usuários mais confiam

Próx. Post

Para suprir demanda das trocas de baterias de iPhones, Apple está contratando funcionários temporários

Posts Relacionados