O melhor pedaço da Maçã.

Alta de poluição em cidade chinesa estaria ligada ao iPhone 12

Quanto melhor os aparelhos vendem, pior os chineses respiram
Poluição na China

É inevitável: por mais que a Apple tente implementar materiais sustentáveis (alguns reciclados, inclusive) nos seus produtos e empreenda esforços para usar apenas energia limpa em toda a sua cadeia de produção, montar um aparelho eletrônico ainda gera poluição e malefícios para o meio ambiente.

Publicidade

Tendo isso em mente, analistas da Morgan Stanley examinaram dados de qualidade do ar em cidades na China — especialmente Zhengzhou, apelidada de “cidade dos iPhones” por ser um dos principais centros de produção globais do smartphone da Maçã.

A conclusão? Aparentemente, a chegada dos iPhones 12 contribuiu negativamente para os níveis de poluição e, consequentemente, a qualidade do ar nas cidades. As taxas de dióxido de nitrogênio (um dos principais indicadores de atividade industrial) nas quatro cidades analisadas cresceram significativamente desde o início da produção dos novos aparelhos da Apple.

A alta na poluição parece estar diretamente ligada aos iPhones porque, em 2020, o pico nas taxas de dióxido de nitrogênio em Zhengzhou chegou um mês depois da expectativa histórica. E, como vocês certamente sabem, os iPhones de 2020 atrasaram em… um mês.

Publicidade

Ao contrário do que se poderia esperar (poderia?), os analistas financeiros não estão fazendo o estudo por uma preocupação fraternal com a saúde dos moradores de Zhengzhou e das cidades próximas. A ideia é usar esses índices de poluição como métrica para entender a demanda pelos novos iPhones — e, pelo visto, os aparelhos estão indo muito bem, obrigado: a Morgan Stanley já notou sinais de que a Apple aumentou a demanda pela produção dos aparelhos, o que significa que as vendas estão em alta e assim deverão continuar até depois do período de festas de fim de ano.

De qualquer forma… bom, obviamente a Apple está longe de ser a única (ou a principal) culpada pela poluição do mundo. Ainda assim, para uma empresa que se mostra repetidamente tão preocupada em “deixar o planeta melhor do que o encontrou” para as próximas gerações, seria legal ver ações mais concretas nessa área.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mapas da Apple ganham dados de transporte público na Itália

Próx. Post

Logitech lança novo mouse com trackball, o ERGO M575

Posts Relacionados